[weglot_switcher]

Sentimento económico na zona euro cai em novembro

O sentimento económico caiu 3,5 pontos para 87,6 pontos na zona euro em novembro, depois da recuperação parcial entre maio e setembro e de sinais estáveis em outubro.
  • Francois Lenoir/Reuters
27 Novembro 2020, 10h28

O sentimento económico na zona euro e na União Europeia quebrou em novembro, depois de em outubro já ter interrompido a tendência em alta ao manter-se estável. Este é o primeiro mês que o indicador caiu desde a forte queda registada durante a primeira vaga da pandemia.

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Monetários da Comissão Europeia, o sentimento económico caiu 3,5 pontos para 87,6 pontos, depois da recuperação parcial entre maio e setembro.

Na zona euro, a queda resultou sobretudo de uma diminuição da confiança no retalho, nos serviços e nos consumidores. Entre as principais economias, Itália registou uma queda de 8,7 pontos e França de 4,8 pontos. Já Alemanha e França tiveram um recuo de 2,8 pontos e 2 pontos.

Também o indicador das expectativas de emprego recuou pelo segundo mês consecutivo, ao cair 3,3 pontos na zona euro e na União Europeia para 86,6 e 87,2, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.