[weglot_switcher]

Serviço Regional de Saúde realizou 6153 cirurgias no primeiro semestre deste ano

Com a entrada em funcionamento em pleno do  Serviço de Cirurgia de Ambulatório, espera-se uma redução dos números da lista de espera.
  • Ilya Naymushin/Reuters
9 Agosto 2018, 13h55

O Serviço Regional de Saúde (Sesaram) levou a cabo no primeiro semestre deste ano 6153 cirurgias, 3214 das quais em bloco operatório, 823 em cirurgia de ambulatório e  2116 pequenas cirurgias.

Com a entrada em funcionamento em pleno do  Serviço de Cirurgia de Ambulatório, espera-se uma redução dos números da lista de espera.

Estes indicadores foram divulgados, esta quinta-feira, pelo secretário geral do  PSD Madeira, Rui Abreu, em reação às críticas levantadas pelo PS Madeira sobre o Sesaram e as listas de espera na Região.

Rui Abreu refere, em comunicado, que o Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) teve em 2017 “um forte impacto na recuperação, e só no primeiro semestre deste ano foram realizadas mais de 620 cirurgias, no âmbito deste programa”.

Quanto ao encaminhamento de doentes, o PSD  esclarece  que os  “doentes são encaminhados para onde for necessário” porque a saúde dos Madeirenses e dos Portossantenses está acima de qualquer questão político-partidária.

“Registamos a “preocupação” do PS para com o Sistema Regional de Saúde e a hipocrisia profunda que a rodeia. Porque se o PS estivesse mesmo preocupado com a Saúde dos madeirenses, há muito que tinha pressionado os seus colegas de partido em Lisboa para arrancar com as obras do novo Hospital da Madeira e há muito que tinha resolvido a dívida dos subsistemas de saúde à Região, por exemplo”, critica Rui Abreu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.