[weglot_switcher]

Serviços de informação dos EUA acreditam que Coreia continua a construir mísseis

Os serviços de informação dos Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte está a construir novos mísseis, informou segunda-feira o jornal norte-americano Washington Post.
  • KCNA/via Reuters
31 Julho 2018, 07h58

A convicção dos agentes norte-americanos baseia-se em recentes imagens de satélite de uma fábrica que produziu o primeiro míssil supostamente capaz de atingir a costa leste dos Estados Unidos.

“Evidências recentes, incluindo imagens de satélite nas últimas semanas, indicam que estão a trabalhar em pelo menos um, talvez até dois [mísseis intercontinentais], em Sanumdong, perto de Pyongyang “, escreve o diário norte-americano, citando responsáveis dos serviços de informação que solicitaram o anonimato.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, já tinha admitido numa audiência no Congresso que Pyongyang ainda produzia materiais nucleares, seis semanas após a reunião histórica entre Donald Trump e Kim Jong-Un.

O Washington Post refere que “esta nova informação não sugere um aumento nas capacidades da Coreia do Norte, mas mostra que o desenvolvimento de armamento continua várias semanas depois do Presidente Trump ter escrito no Twitter que Pyongyang ‘não é mais uma ameaça nuclear'”.

Hoje, generais da Coreia do Norte e da Coreia do Sul reúnem-se com o objetivo de discutirem formas de reduzir armamento e presença militar junto à fronteira entre os dois países.

A reunião, que decorre na cidade fronteiriça de Panmunjom, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, acontece quatro dias depois da Coreia do Norte ter devolvido aos Estados Unidos os restos mortais de soldados norte-americanos que tinham sido dados como desaparecidos durante a guerra que decorreu na península coreana entre 1950 e 1953.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.