[weglot_switcher]

SESARAM reforça centros de saúde para dar resposta à gripe

Até ao momento o Serviço Regional de Saúde já realizou 99 análises sendo que 36 configuraram casos de gripe A e oito foram relativas a gripe B.
  • Karoly Arvai/Reuters
30 Janeiro 2018, 17h34

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) vai implementar um plano de contingência que inclui o reforço dos horários nos centros de saúde do Bom Jesus, Santo António e Machico que passam a funcionar das 08h00 até às 20h00.

As urgências do Centro de Saúde de Câmara de Lobos terá o seu horário estendido das 09h00 às 23h00. O plano de contingência vai também incluir o reforço das equipas de saúde A Ribeira Brava e na Calheta.

Este plano de contingência do SESARAM, em articulação com a Direcção Regional de Saúde e com o Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAUDE), vai manter as suas medidas gerais como explica Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAUDE.

Nesta altura os serviços de saúde da Região estão a receber sensivelmente 300 pessoas, por semana, relativamente a gripe, de acordo com o ponto de situação feito pelo SESARAM. No total já foram realizadas 99 análises que deram resultados positivos para 26 situações de gripe A e oito cenários de gripe B.

Apesar disso verifica-se que apesar deste aumento na procura devido à gripe a situação é estável como explica o SESARAM.

Dos nove internamentos que já foram confirmados pelo SESARAM, seis utentes foram parar aos cuidados intensivos, sendo que dois doentes ainda se encontram internados.

O SESARAM reforça os apelos à população para tomar medidas preventivas relativamente à gripe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.