Sete comissários europeus de visita a Lisboa nos próximos dias

O congresso do Partido Socialista Europeu chama a Lisboa uma série de comissários, mas também altos dirigentes da família socialista de países europeus.

Sete membros da Comissão Europeia visitam Portugal durante os próximos dias. Os programas das visitas incluem participações em diversos eventos organizados em parceria com o Governo português, segundo avança fonte oficial da Comissão. Alguns comissários participam também no Congresso do Partido Socialista Europeu.

Frans Timmermans, (Legislar Melhor, Relações Interinstitucionais, Estado de Direito e Carta dos Direitos Fundamentais; Federica Mogherini, (Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança); Maros Sefcovic, (União da Energia); Karmenu Vella, (Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas); Vytenis Andriukaitis, (Saúde e Segurança Alimentar); Pierre Moscovici, (Assuntos Económico e Financeiros, Fiscalidade e União Aduaneira); e Corina Cretu, (Política Regional), são os sete que estarão em Portugal.

O comissário Moscovici participa no Encontro-Diálogo com os Cidadãos com o primeiro-ministro António Costa – onde vão debater o tema ‘Que futuro para a Europa?’, enquanto Corina Cretu participa numa audição na Assembleia da República sobre os fundos de coesão.

No dia seguinte, 7 de dezembro, a comissária estará também na aprovação da reprogramação do Portugal 2020, onde estarão também António Costa, o ministro do planeamento, Pedro Marques, e o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, com quem Cretu manterá reuniões bilaterais.

Os restantes membros da comissão estarão em Portugal a propósito da realização de mais um congresso do Partido Socialista Europeu, o 11º, sexta e sábado – que já reuniu por diversas vezes no nosso país. No congresso estará também Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico.

Segundo a organização, espera-se que outros dirigentes de destaque venham a Lisboa, entre os quais Pedro Sanchez (Espanha), Peter Pellegrin (Eslováquia) e Sergei Stanishev (presidente do PSE). Recorde-se que Frans Timmermans é também candidato comum à presidência da Comissão Europeia, no caso de os socialistas saírem vencedores das eleições europeias que se realizarão em maio do próximo ano.

Ler mais
Recomendadas

Novo aeroporto do Montijo: Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental

“O município da Moita fundamenta a sua oposição ao projeto num conjunto de impactes negativos no território, no ambiente, na saúde, na segurança pública e nos valores culturais e patrimoniais existentes”, afirmou a autarquia.

Debate Costa – Rio visto por 2,66 milhões de espetadores

O debate entre Rui Rio e António Costa, transmitido na segunda-feira em simultâneo pela SIC, TVI e RTP1 foi visto por 2,66 milhões de espetadores, segundo dados da GFK/CAEM hoje divulgados.

Freitas do Amaral internado nos cuidados intermédios em hospital de Cascais

O antigo presidente e fundador do CDS Diogo Freitas do Amaral encontra-se desde segunda-feira internado nos cuidados intermédios no Hospital da CUF em Cascais, transmitiu hoje à agência Lusa fonte da sua família.
Comentários