[weglot_switcher]

Shutdown de Trump terá originado prejuízos superiores a 10 mil milhões de euros

Donald Trump diz que ordena novo shutdown se o muro não for construído. A recolha de fundos para a construção da divisão com o México, fez com que 800 mil trabalhadores federais não recebessem ordenado.
29 Janeiro 2019, 13h46

shutdown norteamericano mais longo da história, que durou 35 dias, originou perdas que rondam os 11 mil milhões de dólares, o equivalente a mais de 10 mil milhões de euros, segundo a agência Reuters.

O departamento do Orçamento de Estado norte-americano estima que o shutdown teve um impacto negativo na economia norte-americana que deverá fixar-se 0,02% abaixo do perspetivado para 2019.

O governo estima que se recuperem 8 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros) do valor total, quando o governo reabrir e os empregados governamentais começarem a receber os ordenados que têm em atraso.

A recolha de fundos para a construção da divisão com o México, fez com que 800 mil trabalhadores federais não recebessem ordenado. A agência Reuters garante que os negócios e trabalhadores individuais são os que vão sentir efeitos mais significativos.

shutdown acabou na passada sexta-feira, 25 de janeiro, quando o presidente Donald Trump e o Congresso concordaram com o financiamento temporário, uma vez que Trump continuava sem dinheiro para a construção do muro e os efeitos estavam a intensificar-se por todo o país.

Vários assessores do Congresso afirmaram que a sessão desta semana no Parlamento deverá ver pouco mais que a abertura de declarações de vários legisladores, mas deverão ser conduzidas reuniões particulares. A Casa dos Representantes pediu um período de 72 horas para os legisladores reverem a legislação antes de votarem, agendando a data final para dia 15 de fevereiro.

O presidente Trump declarou estar disponível para realizar um novo shutdown governamental se os legisladores não chegarem a um acordo que considere aceitável nas patrulhas fronteiriças. No passado domingo, 27 de janeiro, Trump expressou-se cético de que tal acordo seria feito e afirmou que ponderava declarar estado de emergência para angariar dinheiro para a construção do muro que os irá separar do México.

Os legisladores democráticos mostram que o departamento de Orçamento avisou Trump sobre as consequências de um novo encerramento e colocam-se contra esta medida, que pode vir a acontecer se Trump não levar a sua ideia avante. “As famílias de todo o país ainda estão a tentar recuperar de um mês sem pagamentos e de contas atrasadas, mas o presidente já está a ameaçar um segundo shutdown se não tiver o que quer” referiu Nancy Pelosi, oradora principal da Casa dos Representantes.

A maioria dos trabalhadores deverão ser pagos até quinta-feira, 31 de janeiro, e um estudo realizado do governo estima que os pagamentos envolvam, por agora, um total de 6 biliões de dólares (5 mil milhões de euros), para pagar a quem trabalhou nestes 35 dias. A Reuters afirma que os construtores e negócios que dependem do governo sofreram perdas massivas, embora os legisladores estejam a tentar que eles também sejam pagos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.