Siga estas sugestões para manter as suas contas equilibradas

Não se esqueça de fazer o seu orçamento mensal. Basta pegar numa folha de papel e numa caneta (simples!) e colocar de um lado, os rendimentos e no outro as despesas mensais. Após tudo subtraído, terá o saldo, que deverá ser positivo, pois tal indicará que tem um fundo de maneio até ao final do mês, garantindo assim uma saudável vida financeira.

Viu os seus rendimentos reduzirem? Conheça quais as soluções disponíveis para o ajudar a superar obstáculos! Parte II

Apresentamos-lhe hoje mais sugestões para manter as suas contas equilibradas:

  1. Tente adotar alguns comportamentos que lhe permitam gastar menos, poderá não parecer, mas as faturas de água, luz, gás e telecomunicações representam uma grande fatia do nosso orçamento mensal, pelo que é sempre importante que estejamos atentos às mesmas. Foi aprovada pela Lei do Orçamento de Estado a proibição de suspensão de fornecimento dos serviços essenciais de água, eletricidade e gás natural durante o primeiro semestre de 2021. Se tiver valores em dívida pode celebrar um plano de pagamentos de acordo com os seus rendimentos atuais. Se entre o período de 01 de Outubro de 2020 a 31 de Dezembro de 2020, sofreu um corte do serviço de água, eletricidade ou gás natural, saiba que pode pedir a sua reativação, sem qualquer custo, desde que tenha sido celebrado um plano de pagamento dos valores em dívida.

No âmbito dos contratos de comunicações eletrónicas, durante o primeiro semestre de 2021, os consumidores que se encontrem em situação de desemprego ou tenham sofrido uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% face aos rendimentos do mês anterior, podem requerer:

– A cessação unilateral do contrato, sem qualquer penalização pela cessação antes do término do período de fidelização;

– A suspensão temporária do contrato sem qualquer penalização, retomando-se o mesmo a 01 de Janeiro de 2022 ou em data alternativa, desde que acordada entre as partes.

  1. Não se esqueça de fazer o seu orçamento mensal. Basta pegar numa folha de papel e numa caneta (simples!) e colocar de um lado, os rendimentos e no outro as despesas mensais. Após tudo subtraído, terá o saldo, que deverá ser positivo, pois tal indicará que tem um fundo de maneio até ao final do mês, garantindo assim uma saudável vida financeira.

Com este artigo (parte 2), tentámos ‘prescrever-lhe’ algumas sugestões de como gerir e capitalizar as suas finanças pessoais em tempos de crise, sempre com a sã consciência de que na adversidade há que saber controlar as suas economias com responsabilidade!

Para mais informações e ajuda, contacte o GAS DECO!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

PremiumPoupança continua “muito abaixo” da média da zona euro

Deco alerta: não existe reforço em produtos de aforro. Aumento da poupança para máximos históricos resulta da diminuição do consumo.

Novo malware para Mac infetou mais de 30 mil computadores

O problema é que ninguém sabe para que serve nem o que faz este malware.

Converter documentos Word em apresentações PowerPoint automaticamente? Vai ser possível

A criação de apresentações PowerPoint será muito facilitada quando esta nova funcionalidade estiver implementada no Microsoft Word.
Comentários