[weglot_switcher]

Sindicato dos bancários do norte acusa BCP de violar a Constituição e Código do Trabalho durante a negociação salarial

O Sincato dos Bancários do Norte vai solicitar a intervenção da Autoridade para as condições de Trabalho e a outros organismos para analisarem a atuação do banco no processo de negociação com vista à atualização de salários para 2018.
  • Millennium Bcp
19 Setembro 2019, 14h07

O Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) condenou a forma como o Millennium bcp atuou na negociação para a atualização salarial para 2018.

Em comunicado enviado às redações esta quinta-feira, “a comissão permanente do conselho geral do SBN (…) aprovou, por unanimidade, uma proposta onde condena a forma de atuação do BCP em todo este processo negocial”.

O SBN acusou o BCP de ter uma “clara intenção de discriminar e prejudicar os associados do SBN, trabalhadores do BCP”.

O SBN considerou ainda que “foi violado o Código do Trabalho e a Constituição da República Portuguesa” e por isso vai solicitar a intervenção da Autoridade para as condições de Trabalho (ACT) e a outros organismos que analisem a atuação do banco neste processo.

Além disso, “foi ainda decidido dar continuidade ao processo do Tribunal Arbitral, no caso do BCP suscitar qualquer outro incidente dilatório ou de recusa, dando como sem efeito os valores propostos em fase de mediação e retomando a sua última proposta avançada em sede de Conciliação, no valor de 2,25%”.

Na reunião da comissão permanente do conselho geral do SBN foi ainda apreciada a proposta da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). ” Apesar de reconhecer que os valores da atualização ficaram muito aquém do justo e razoável, quis dar um sinal positivo no sentido de desbloquear a negociação coletiva com o BCP, a bem da paz social entre trabalhadores e a entidade patronal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.