Sindicato dos tripulantes “não quer acreditar” que a TAP vá reduzir salários

Presidente do SNPVAC, Henrique Louro Martins, disse, em entrevista ao “Público”, que os trabalhadores que representa já perderam grande parte da remuneração e lamenta que a administração ainda não tenha comunicado o plano de reestrutração da transportadora aérea.

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Louro Martins, garante que não está à espera de uma descida de vencimentos para fazer face aos problemas da transportadora aérea. “Não temos novidade nenhuma do que quer que seja, mas não quero acreditar que a TAP queira mexer nos salários depois deste corte todo que levámos”, disse, numa entrevista ao “Público”.

Segundo o sindicalista, tal cenário seria injusto após os sacrifícios que têm sido exigido. “O impacto tem sido brutal. Tanto monetariamente como também socialmente. Os tripulantes viram os seus salários serem reduzidos em cerca de dois terços, o que é uma percentagem muito grande para as suas vidas”, disse, apontando reduções salariais entre 400 e 1.300 euros devido à redução de horários ou ausência de atividade.

Henrique Louro Martins disse temer que a TAP fique com menos mil tripulantes, entre os 500 que não viram o contrato renovado e outros tantos a que o mesmo poderá acontecer.  A esse propósito, o presidente do SNPVAC considerou “lamentável” que a nova administração, presidida por Ramiro Sequeira, ainda não tenha comunicado o plano de reestruturação, permitindo saber com quantos aviões a transportadora aérea irá ficar, pois se as saídas de tripulantes ultrapassarem os mil, “devem ser negociadas, com cabeça, tronco e membros”, incluindo reformas antecipadas, licenças sem vencimento, trabalho a tempo parcial, rescisões por mútuo acordo e um plano de reformas.

Relacionadas

Sindicato dos tripulantes de cabine da TAP queixa-se de falta de informação da administração

O SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil queixa-se que a administração da TAP não presta informação sobre o processo de reestruturação, reclama que os trabalhadores que representa têm sido os mais afetados pelas medidas de emagrecimento de pessoal da companhia aérea nacional e anunciou a criação de uma equipa de […]

TAP: Leão alerta para complexidade do plano de reestruturação devido à incerteza provocada pela pandemia

Ministro das Finanças justifica que a incerteza sobre quanto tempo vai durar a pandemia irá afetar as necessidades de financiamento da TAP, mas garante que o plano de reestruturação da empresa estará pronto até ao início de dezembro, conforme pedido pela Comissão Europeia.
TAP Portugal

TAP reduz voos em 68% e espera um “ligeiro aumento da procura” no natal e passagem de ano

Apesar de ter menos aviões no ar, a companhia aérea continua a ter menos passageiros por voo face ao ano passado. O presidente interino da TAP diz que vê com “preocupação o comportamento da procura atual”. Passageiros compram maioritariamente para o curto prazo, para voos no mês seguinte. Plano de reestruturação está “em preparação”, garante Ramiro Sequeira.
Recomendadas

EDP conclui venda à Total de duas centrais a gás e carteira comercial em Espanha

A EDP concluiu esta terça-feira a venda de um portefólio de ativos térmicos e clientes de comercialização de energia em Espanha à Total por um enterprise value de 480 milhões de euros.
Debenhams

Mais de dois séculos depois, retalhista britânica Debenhams fecha atividade

A cadeia retalhista britânica Debenhams vai encerrar todas as lojas no Reino Unido depois de 242 anos de atividade porque não se encontrou um comprador, pondo em risco 12 mil postos de trabalho.

Visitas ao site do JE disparam em novembro, com subida de 33% para 5,8 milhões

O número de utilizadores do site do Jornal Económico aumentou 30% em novembro, face a outubro, para um total de 2,7 milhões. Acessos móveis representaram 79% do total. Plataforma multimédia JE TV tem cada vez mais telespectadores. Obrigado pela sua preferência!
Comentários