[weglot_switcher]

Site renovado e linha telefónica para comerciantes. Programa para digitalizar empresas avança para nova fase

A ACEPI – Associação da Economia Digital apresentou esta quarta-feira as iniciativas para modernização do setor do comércio e dos serviços em Portugal.
16 Junho 2020, 16h36

A pandemia atrasou o plano da ACEPI – Associação da Economia Digital e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) de digitalizar 50 mil empresas portuguesas até 2020, mas a meta de modernizar o setor do comércio e dos serviços mantém-se e foi, aliás, intensificada. Por isso, o programaComércio Digital” continua de pé e segue agora para a segunda fase, que decorrerá até 2021.

A etapa 2.0 do programa, que conta com o apoio do Ministério da Economia, foi apresentada esta terça-feira e entre as mais recentes “medidas” está um novo site com tutoriais e legislação, um diretório com todas as iniciativas nacionais, regionais e setoriais de comércio de proximidade, uma linha telefónica de apoio gratuita (800 100 236) e um ciclo de seminários semanais (cujo primeiro acontece já amanhã), além da conhecida academia com formações (sobre como criar um site, por exemplo) e do selo “Confio” em parceria com a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Na sessão de apresentação, o presidente da ACEPI referiu que, devido ao confinamento, há mais portugueses a comprar online e mais sofisticação por parte dos utilizadores da interna – ou seja, houve uma evolução do básico para o avançado (homebankig, e-commerce…). Além disso, os consumidores nacionais, habituados a comprar em sites chineses e britânicos, começaram a adquirir mais através em sites e marketplaces de Portugal, cientes das restrições nos transportes internacionais e movidos por alterações no paradigma de consumo.

“É interessante porque isso obrigou não só os consumidores a aprenderem a usá-los como os comerciantes a mudarem, a terem entregas em casa, receber pagamentos eletrónicos…”, recorda Alexandre Nilo da Fonseca. “Um dos impactos vai ser o aumento da oferta digital portuguesa, que é muito importante para os desenvolvimentos dos negócios em Portugal, não só para o mercado interno, mas, numa perspetiva futura, para a exportação”, explicou o dirigente associativo.

O “Comércio Digital” é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.