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Sites portugueses demoram quatro vezes mais a carregar do que o recomendado pela Google

Os websites dos setores das telecomunicações, energia e seguros são os mais lentos, considera um estudo dos especialistas da Karma Network.
  • Kacper Pempel/Reuters
25 Novembro 2019, 07h43

Uma semana depois de a Google anunciar que vai passar a identificar os sites com um “selo” em  função  da  velocidade  a  que  carregam,  classificando os como rápidos ou lentos, um estudo levado a cabo pela agência de estratégia e execução digital Karma Network conclui que a velocidade média de carregamento de uma página web em mobile em Portugal é de 11 segundos, quase quatro vezes mais do que os 3 segundos recomendados pela  Google.

Num  mercado  globalizado,  dizem os especialistas, em  que  a  concorrência  está  apenas  a  um  clique  de  distância  e  os consumidores são cada vez mais exigentes, a experiência online é determinante, sendo o tempo de espera no carregamento de um website, especialmente em mobile, um dos fatores que mais influencia a imagem que se cria de uma marca e, consequentemente, as decisões de compra.

A  Karma  Network  analisou  o  estado  atual  da  velocidade  de  carregamento  dos  websites  de algumas  empresas  de  referência  em  setores chave  em  Portugal  na  sua  versão  mobile,  num momento em que são já mais de 67% os utilizadores que acedem à internet por esta via, segundo o barómetro da Marktest.

De acordo com os dados recolhidos, a Karma Network constatou que todos os setores analisados apresentam tempos médios de carregamento acima dos 8,99 segundos. Os setores das Telecomunicações, Energia e Seguros destacam se por registarem o tempo médio de carregamento mais elevado, ambos muito próximos dos 13 segundos. Já os setores do Turismo  e  Transportes  e  da  Moda  e  Retalho  são  aqueles  que,  no  panorama  nacional, apresentam  o  menor  tempo  médio  de  carregamento,  respetivamente,  8,99  segundos  e  9,96 segundos, ainda assim longe do aconselhável

“O digital é, cada vez mais, o principal campo de batalha para muitas empresas, que nele tentam obter a sua vantagem competitiva. Para se destacarem e acompanharem o ritmo num mercado global  altamente  competitivo,  as  empresas  portuguesas  têm  que  acelerar  o  passo  e  apostar numa  experiência  online   verdadeiramente   distintiva,  o  que   começa  pela  velocidade   de carregamento dos seus websites”, sublinha Rui Correia Nunes, CEO da Karma Network.

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