[weglot_switcher]

Siza Vieira: Governo aprova plano de estabilização esta semana. Dinheiro europeu chega no final do ano

O plano de estabilização “assenta em quatro pilares: o institucional, apoio a empresas, apoio ao emprego e o pilar social”, disse hoje o ministro da Economia.
2 Junho 2020, 11h14

O Governo vai aprovar o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) esta semana, avançou hoje o ministro da Economia.

“O Governo prepara-se para fazer aprovar o plano de estabilização económica e social esta semana”, disse Pedro Siza Vieira esta terça-feira no Parlamento, apontando que o Executivo tem “vindo a discutir com os vários partidos” este plano de retoma.

Este programa “assenta em quatro pilares: o institucional, apoio a empresas, apoio ao emprego e o pilar social”.

“Trata-se de assegurarmos que nesta fase da retoma as empresas continuam a poder aceder a crédito para apoio à capitalização das empresas”, afirmou.

O ministro também disse que outros dos objetivos é “tentar prolongar os apoios ao emprego, não para apoiar o encerramento da atividade e suspensão de contratos, para o exercicio das empresas”.

Já em relação aos fundos europeus, no “próximo mês de julho” serão aprovados “um conjunto de instrumentos que vão apoiar a retoma da economia” europeia.

Este dinheiro vai chegar a Portugal no “final deste ano, princípio do próximo” com o objetivo de “sustentar de forma continuada os esforços da economia para uma fase nova de crescimento para suportar o impacto mais duradouro desta crise”.

O Governo vai-se reunir hoje com os parceiros sociais em sede de Concertação Social para debater o PEES. Daqui a uma semana, o Executivo prepara-se para entregar o Orçamento do Estado suplementar no Parlamento, o que deverá ter lugar a 9 de junho, segundo a Lusa citando fonte oficial do Governo.

O Orçamento retificativo vai ser depois aprovado em Conselho de Ministros a 9 ou a 12 de junho, pois dias 10 e 11 são feriados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.