[weglot_switcher]

Soares: José Eduardo dos Santos lembra “referência incontornável” da luta pela democracia

Presidente de Angola afirmou que o falecimento de Mário Soares “abre um vazio difícil de preencher”.
9 Janeiro 2017, 18h21

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje do presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, uma carta de pesar pelo falecimento de Mário Soares, na qual o Presidente de Angola comunica “as mais sentidas condolências”.

José Eduardo dos Santos afirma que foi “com profunda consternação” que soube da notícia da morte do antigo Presidente da República português, relembrando uma “figura cimeira da história recente de Portugal e uma referência incontornável na luta pela instauração e consolidação da democracia na pátria de Camões”.

Nas palavras do Presidente angolano, Mário Soares teve “uma vida dedicada inteiramente à defesa dos seus ideais”, e, enquanto primeiro-ministro e Presidente da República, “marcou de forma decisiva a vida política portuguesa na segunda metade do século XX”.

“Mesmo desligado nos últimos anos da política ativa, o Dr. Mário Soares nunca deixou de intervir de forma apaixonada na discussão dos assuntos mais prementes da actualidade portuguesa e mundial”, disse.

Por fim, José Eduardo dos Santos transmitiu uma mensagem de condolências em nome dos cidadãos angolanos. “Em meu nome pessoal e em nome do Governo e do povo angolano gostaria de exprimir a vossa excelência as mais sentidas condolências por essa perda, que abre um vazio difícil de preencher”, concluiu.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, presidente da Assembleia Nacional de Angola, estará em Portugal como representante do Estado angolano nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República de Portugal.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.