[weglot_switcher]

SoftBank abre instituto em Tóquio para acelerar pesquisa de Inteligência Artificial

O instituto apoiará 150 pesquisadores de várias áreas e terá com missão unir universidades e empresas.
9 Dezembro 2019, 07h00

O fundador do grupo SoftBank, Masayoshi Son, revelou que a instituição investiu 184 milhões de dólares para acelerar a pesquisa de Inteligência Artificial no Japão, recrutando Jack Ma, fundador do Alibaba, para expor o seu objetivo de comercializar a tecnologia. A empresa de Son anunciou uma parceria com a Universidade de Tóquio que inclui o investimento, a 10 anos, para criar o Beyond AI Institute.

O instituto apoiará 150 pesquisadores de várias áreas e terá com missão unir universidades e empresas. Assistência médica, infraestruturas e indústria serão as principais áreas de foco, disse o SoftBank, em comunicado. Son há muito defende a AI como o campo mais revolucionário do desenvolvimento tecnológico e já lamentou o desempenho pouco satisfatório do Japão no campo das startups.

Ao mesmo tempo, o executivo está ansioso por esquecer um 2019 difícil, devido ao colapso da WeWork (aluguer de espaços de coworking de Silicon Valley) e à queda da valorização da Uber Technologies e da Slack Technologies. Apesar disto, Masayoshi Son disse recentemente que o seu entusiasmo por grandes projetos não diminuiu. “Ainda estou apenas no primeiro passo dos meus 100 passos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.