[weglot_switcher]

Sonae IM investe na tecnológica americana Weaveworks

Empresa norte-americana captou 36 milhões de dólares de investimento. Além da Sonae IM, participaram a Amazon Web Services, Deutsche Telekom, Ericsson e Orange Ventures.
  • Sonae
9 Dezembro 2020, 15h44

A Sonae IM acaba de investir na Weaveworks, uma empresa independente líder no desenvolvimento de soluções de aplicações ‘cloud native’. “A empresa, que tem vindo a apresentar crescimentos anuais de três dígitos, foi recentemente destacada na categoria de ‘inovadora’ pela IDC no relatório ‘IDC Innovators: Tools Accelerating Platform-as-a-Service Value for Developers, 2020’, refere o grupo nacional em comunicado.

A ronda de financiamento de 36 milhões de dólares contou com a participação, além da Sonae Investment Management (Sonae IM), da Amazon Web Services, Deutsche Telekom, Ericsson e Orange Ventures e reforço dos investidores Accel, GV e Redline Capital.

“O capital captado destina-se a reforçar o desenvolvimento da sua plataforma GitOps e a acelerar a sua expansão no mercado, tendo em conta que tanto empresas como operadores de telecomunicações exigem cada vez mais uma maior escalabilidade e maior velocidade na inovação das suas aplicações ‘cloud native’”.

“Sabemos, pela nossa experiência em vários setores, que as empresas capazes de desenvolver software continuamente, de modo escalável e com segurança, têm uma melhor performance que a concorrência e são mais inovadoras. A Weaveworks atraiu a nossa atenção enquanto criadora do GitOps, um modelo operacional testado para implementações em grande escala de Kubernetes na cloud”, refere Carlos Alberto Silva, administrador executivo da Sonae IM, citado pelo comunicado.

As empresas de telecomunicações que estão a construir redes 5G a uma escala sem precedentes recorrem a Kubernetes e ao seu ecossistema de ferramentas nativas na cloud com o objetivo de conseguir resiliência, flexibilidade e escalabilidade. O Weaveworks GitOps é a solução otimizada para esta transformação, oferecendo eficiência operacional em redes ‘cloud native’ no core do 5G.

A Sonae IM é a empresa do grupo Sonae focada no investimento em empresas tecnológicas nas áreas de cibersegurança, infraestruturas digitais e retalho – e nesse quadro uma das mais ativas do grupo nacional em termos de expansão de investimentos. Atualmente, possui dezenas de investimentos diretos em empresas com elevado potencial tecnológico e em diferentes fases de desenvolvimento que vão desde a fase inicial (early stage) até à fase de crescimento (growth stage).

A Weaveworks ajuda as equipas a adotar a computação nativa da cloud, gerindo a infraestrutura e as aplicações ‘cloud native’ de forma rápida, resiliente e em escala. A empresa ajuda as equipas de infraestrutura e plataformas a construir e operar a sua própria plataforma de Kubernetes. Os seus produtos e soluções são desenvolvidos em conjunto com a comunidade e aprovados pela empresa. A Weaveworks foi um dos primeiros membros da Cloud Native Coputing Foundation e é um dos seus 10 principais colaboradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.