[weglot_switcher]

Sonae IM lidera ronda de 20 milhões fechada pela ViSenze

Fundada em 2012, a ViSenze está em expansão global: com mais de 80 trabalhadores e escritórios em Singapura, China, Reino Unido, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, tem clientes globais como Rakuten, ASOS, Urban Outfitters, e Zalora.
19 Fevereiro 2019, 09h43

A ViSenze, empresa que com base em inteligência artificial que potencia o comércio baseado em imagem, anunciou esta terça-feira que levantou uma ronda de 20 milhões de dólares. A Sonae IM, investidor corporate venture de base europeia, especializado em tecnologias para retalho e telecomunicações, assim como em cibersegurança e a Gobi Partners, firma de capital de risco focada em tecnologias inovadoras na China, Hong Kong, e sudeste asiático, co-lideraram a ronda com a participação de novos investidores, assim como o investidor pré-existente Rakuten.

Fundada em 2012, a ViSenze está em expansão global: com mais de 80 trabalhadores e escritórios em Singapura, China, Reino Unido, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, tem clientes globais como Rakuten, ASOS, Urban Outfitters, e Zalora, entre outros. O novo financiamento (em 2016 a empresa tinha levantado 10,5 milhões de dólare) será usado pela ViSenze “para fornecer tecnologia avançada e verticalizada para comércio com base em imagem, para retalhistas, marcas e empresas de media, assim como para potenciar as soluções para plataformas, através de parcerias com os principais fabricantes de smartphones, tornando o visual shopping possível em lentes nas camaras nativas”, refere o grupo português em comunicado.

Adicionalmente às parcerias com os fabricantes de smartphones como a Samsung, LG, Huawei e outros, as soluções para plataforma da empresa ligaram acima de 400 milhões de produtos de mais de 800 vendedores e retalhistas na sua rede global de afiliados.

O investimento atual segue-se a um período de crescimento acelerado na ViSenze, com um crescimento constante das vendas acima dos 200%, assim como o triplicar da dimensão da equipa nos últimos três anos. Atualmente, mais de 300 milhões de consumidores usam a ViSenze e acima de três milhões de consultas relacionadas com pesquisas de imagem ocorrem através das soluções enterprise da ViSenze: Search by Image, Shoppable UGC, View Similar Recommendations, e Shopping Assistant.

A tecnologia da ViSenze em reconhecimento de imagem torna os produtos online mais facilmente pesquisáveis através de características como estilo e contexto, atributos visuais como cores e padrões, sendo ainda utilizado pelas principais marcas na análise de tendências visuais e sociais, pesquisas por preço e estratégia competitiva.

“Com mais retalhistas e marcas oferecendo capacidades de visual search como opção para os consumidores acelerarem o processo de compra e melhorarem a experiência de compra, acreditamos que esta tecnologia continuará a moldar o futuro do retalho. Deste modo, depois de uma análise profunda a este espaço, tivemos a possibilidade de investir na empresa líder, o que nos irá permitir participar ativamente nesta era moderna de shopping, fortemente inspirada pela imagem,” referiu Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, citado pelo comunicado.

Outros participantes na ronda de financiamento incluem os novos investidores Tembusu ICT Fund, 31Ventures Global Innovation Fund e Impossible Ventures de Jonathan Coon, assim como os investidores atuais Rakuten Ventures, WI Harper Group, Singapore Press Holdings (SPH) Ventures, Raffles Venture Partners, Enspire Capital, e UOB Venture Management.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.