[weglot_switcher]

Sonae MC oferece flexibilidade na personalização do formato de trabalho

Trabalhar a partir de casa, ter horário de trabalho mais reduzido e tirar dias extra sem remuneração são medidas ao alcance dos colaboradores desta empresa do grupo Sonae. Cláudia Romão, RH Lead da SonaeMC, explica ao Jornal Económico, o que levou à criação de Flex It Up e os objetivos a atingir pelo programa.
23 Junho 2019, 12h12

A Sonae MC, pertencente ao universo Sonae e uma das maiores empresas portuguesas, está a lançar um programa que visa desenvolver e fortalecer a ligação com os colaboradores. Cláudia Romão, RH Lead da SonaeMC, explica ao Jornal Económico, o que levou à criação do novo programa Flex It Up, integrado no programa Improving Our Life (IOL, que vai atuar em cinco áreas específicas. A saber:

Trabalho remoto, dando a possibilidade aos colaboradores de trabalhar fora do escritório
Flexiwork, permitindo a escolha de hora de início, interrupção e termo da jornada de trabalho
Redução de horário de trabalho, que possibilita uma redução de horário com redução proporcional do vencimento
Licença sem vencimento, potenciando o usufruto de licenças sem vencimento num âmbito mais abrangente do que o legalmente definido
Dias extra, tendo os colaboradores acesso a até 5 dias off extra, não remunerados

Quais são os objetivos a atingir por este programa?

O programa insere-se no Movimento IOL e é uma das várias iniciativas que a Sonae MC tem vindo a implementar como objetivo promover o sentimento de pertença, valorização e bem-estar das equipas. Acreditamos que as organizações do futuro vão estar mais preparadas para proporcionar às ‘suas pessoas’ a possibilidade de serem felizes no trabalho, para que sejam ainda mais felizes fora dele. Isto porque todos nós estamos diferentes, queremos e valorizamos coisas diferentes e não estamos a falar de questões geracionais, estamos a falar de singularidade e de ter coragem para assumir essa mesma singularidade no contexto de trabalho.

Hoje, nas empresas, queremos ter flexibilidade para poder fazer coisas diferentes, coisas novas, queremos poder escolher onde e quando fazemos as nossas atividades. Queremos também que a empresa se preocupe com o nosso bem-estar, que respeite o nosso tempo. São só exemplos do que hoje já está diferente, do que já hoje tem impacto nas empresas e terá, com toda a certeza, cada vez mais no futuro. São estas mudanças que suportam a forte convicção de que as organizações de futuro serão (ainda) melhores locais para trabalhar e foi nesse sentido que a Sonae MC implementou o Programa Flex it Up e as restantes iniciativas que integram o movimento “Improving Our Life”, permitindo-nos disponibilizar diferentes iniciativas a diferentes funções.

 

Em que medida, o programa pode contribuir para melhorar a produtividade na Sonae MC?

​Poderá com toda a certeza contribuir para a produtividade da empresa, na medida em que acreditamos que os colaboradores estão mais comprometidos quando sentem que a empresa os ouve e os envolve na construção de iniciativas que tem por principal missão dar resposta ao que procuram/valorizam em contexto de trabalho. O Flex it Up nasceu precisamente da auscultação que fazemos às ‘nossas pessoas’ e o desenho das iniciativas que o constituem resultou da participação ativa de várias e diversas pessoas.

 

Qual o universo de colaboradores abrangidos?

​O programa Flex it Up destina-se aos colaboradores cujas funções são compatíveis com os requisitos de cada uma das iniciativas e oferece flexibilidade na personalização do formato de trabalho conforme o perfil de cada colaborador, permitindo a concretização saudável dos objetivos pessoais e profissionais de cada um. Estamos a falar de uma multiplicidade de áreas da Sonae MC, como são exemplo as comerciais, marketing, sistemas de informação ou recursos humanos, entre outras.

 

É intenção estender o programa a outras empresas do grupo Sonae?

Nesta matéria, como noutras, sempre que é implementado um projeto na Sonae MC, é feito à posteriori um balanço do impacto do mesmo, do interesse que teve para as nossas pessoas e equipas, e depois é decidido se é extensível às restantes empresas do universo Sonae, para as quais possa fazer sentido.

 

Na sua opinião, este programa poderá vir a ser seguido por outras empresas portuguesas?

Temos uma forte convição que sim, uma vez que a flexibilidade é valorizada por pessoas de várias idades, geografias, formações, pelo que estas iniciativas serão relevantes para outros sectores de atividade.

 

Além dos 22 dias de férias previstos pela lei os trabalhadores do ‘office’ da Sonae MC têm direito a algum dia de pausa adicional remunerado? Neste campo específico das férias que novidades traz este novo programa?

O Flex It Up não contempla férias ou momentos de pausa adicionais remunerados. O que este programa possibilita é uma maior flexibilidade na gestão do trabalho, podendo o colaborador trabalhar fora do escritório, escolher a hora de início, interrupção e termo da jornada de trabalho ou ter dias adicionais (não remunerados) para tratar de assuntos pessoais ou para descanso.

O nosso compromisso, que se materializa no Flex It Up, pretende fomentar a confiança dos colaboradores na empresa e vice-versa. O programa “Improving Our Life” é um projeto em constante crescimento e desenvolvimento, que surge da auscultação próxima das necessidades dos colaboradores e nunca se dá por terminado. Acredito que, dentro de nove meses, possamos apresentar um quadro completo sobre os resultados desta iniciativa, bem como projetar futuras ações enquadradas no programa IOL.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.