[weglot_switcher]

Sonaecom promove solução que afasta Isabel dos Santos do controlo da NOS

A NOS vai deixar de estar sob o controlo conjunto da Sonaecom e da empresária angolana Isabel dos Santos, esta enquanto acionista de controlo da Unitel International Holdings, BV e da Kento Holding Limited. Já a Sonae formalizou um contrato de compra e venda com o BPI para comprar 7,38% da NOS, adiantando que, quando a ZOPT for dissolvida, passará a deter 33,45% da operadora de telecomunicações.
  • DR Eneias Rodrigues/LUSA
19 Agosto 2020, 20h02

A Sonaecom comunicou esta quarta-feira à CMVM que vai promover as “diligências necessárias” para a dissolução da ZOPT com o objetivo de que a NOS deixe de estar sob controlo conjunto da Sonaecom e da empresária angolana Isabel dos Santos.

Detalhando esta operação ao regulador, explica a Sonaecom, SGPS, S.A., detentora de 50% do capital social da ZOPT, SGPS, S.A, por sua vez titular de uma participação de 52,15% da NOS, SGPS, S.A., que os acionistas da ZOPT (ou seja, a própria Sonaecom, a Unitel International Holdings, BV e a Kento Holding Limited) decidiram avançar para a dissolução da ZOPT, de forma a que os respetivos ativos, incluindo a participação na NOS, sejam repartidos de forma proporcional pelos acionistas da ZOPT.

Concluída esta partilha detalhada pela Sonaecom à CMVM, a NOS vai deixar de estar sob o controlo conjunto da Sonaecom e da empresária angolana Isabel dos Santos, esta enquanto acionista de controlo da Unitel International Holdings, BV e da Kento Holding Limited.

Mais informa a Sonaecom que pretende manter-se como acionista de referência da NOS e continuar a assegurar “um quadro de estabilidade acionista favorável ao desenvolvimento do seu importante projeto empresarial no setor das telecomunicações”.

Em 15 de junho, a Sonaecom tinha informado que o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa tinha autorizado a ZOPT a exercer os direitos de voto correspondentes, depois de metade ter sido preventivamente arrestado, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos.

A ZOPT é detida em 50% pela Sonaecom e a restante metade por Isabel dos Santos.

Sonae compra 7,38% da NOS e vai passar a deter 33,45% da operadora após dissolução da ZOPT

A Sonae informou hoje que formalizou um contrato de compra e venda com o BPI para comprar 7,38% da NOS, adiantando que, quando a ZOPT for dissolvida, passará a deter 33,45% da operadora de telecomunicações.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “a Sonae informa ter, na presente data, formalizado com o Banco BPI, um contrato de compra e venda tendo por objeto a aquisição, por transação realizada fora de mercado regulamentado, de 38.000.000 de ações representativas de 7,38% do capital social e direitos de votos da sociedade aberta NOS, SGPS, a preço de mercado”.

Resultante desta transação, à Sonae passarão a ser imputados os direitos de voto de 306.644.537 ações da NOS, representativas de uma participação de 59,52% do capital social e dos direitos de voto na NOS: de forma direta por efeito da participação de 7,38%, e de forma indireta, por via do controlo conjuntamente exercido pela sua subsidiária Sonaecom através da ZOPT, de 268.644.537 ações representativas de 52,15% do capital social e dos direitos de voto na NOS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.