[weglot_switcher]

SpaceX prepara o seu primeiro lançamento de astronautas para outra órbita

“O verdadeiro significado disto mostra que a América voltou a apostar nos voos espaciais com humanos”, disse Chris Newman, professor de lei e política espacial na Universidade de Northumbria.
27 Maio 2020, 19h14

A empresa de exploração espacial, SpaceX, de Elon Musk vai realizar a sua primeira viagem tripulada com dois astronautas ao comando, avança o site ‘Space’. Robert Behnken e Douglas Hurley vão coordenar a missão que irá devolver aos Estados Unidos a capacidade de enviar astronautas ao espaço, além de ficarem para a história por tripularem o primeio voo operado por uma empresa privada.

Ao realizar-se esta quarta-feira, os 12 minutos após a descolagem e a chegada à órbita inicial irá marcar uma nova era para a corrida espacial, iniciada pela missão “Demo 2”.

De acordo com a empresa do dono da Tesla, enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional significa “um ponto de viragem para o futuro da exploração americana do espaço” e que pode significar ainda mais viagens, tendo “a lua e Marte” como objetivo final.

“O verdadeiro significado disto mostra que a América voltou a apostar nos voos espaciais com humanos”, disse Chris Newman, professor de lei e política espacial na Universidade de Northumbria. Este será também um voo especial para os Estados Unidos, uma vez que será o primeiro lançamento de astronautas para um voo orbital desde 21 de julho de 2011.

“Esta é a hipótese da SpaceX provar o que vale”, afirmou a analista de política espacial, Laura Forczyk, à ‘Wired’ acrescentando que “a SpaceX foi fundada com a ideia de enviar humanos para Marte” e que 18 anos depois da sua fundação, em 2002, “está a provar que pode fazer aquilo que diz”.

A Nasa pagou 500 milhões de dólares (455 milhões de euros) à SpaceX e à Orbital Sciences para desenvolverem a nave e os foguetes necessários para o lançamento. O lançamento para o espaço irá colocar um ponto final à dependência da Nasa face à nave espacial russa Soyuz.

Os dois astronautas deverão chegar à Estação Espacial Internacional num espaço de 19 horas, sendo que depois irão passar entre seis a 16 semanas a apoiar os membros da tripulação que lá se encontram. Com os dados recolhidos no espaço, a Nasa possa preparar mais viagens tripuladas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.