[weglot_switcher]

Sporting: Como o leão pode evitar ser o cisne negro

Apenas cinco títulos de campeão nacional em 41 anos tornaram improvável que o Sporting CP seja considerado um sério candidato ao título. No início da atual temporada, as casas de apostas davam 3% de probabilidade dos ‘leões’ serem campeões, cenário que não mudou mesmo após a liderança do Sporting CP. Como se justificam os jejuns dos “verde e brancos”? De que forma pode o Sporting CP ser campeão com mais cadência e assim garantir a entrada na Liga dos Campeões?
14 Maio 2021, 14h00

No livro “O cisne negro – o impacto do altamente improvável”, o economista e ensaísta libanês (naturalizado norte-americano) Nassim Nicholas Taleb retrata esta teoria que se tornou popular nos mercados financeiros: acontecimentos que não são previstos ou anunciados e cuja duração é muito difícil de determinar. Um dos pontos fulcrais desta teoria é que este tipo de eventos são aleatórios, isto é, não se enquadram nas regras estatísticas tradicionalmente utilizadas para perceber o mercado.

No futebol, tal como nos mercados financeiros, a teoria do cisne negro faz-se notar para nos lembrar que a lógica de que o clube com maior orçamento e melhor plantel nem sempre é bem-sucedido. Esta temporada, o Sporting Clube de Portugal (CP) partiu com um investimento pouco abaixo dos 13 milhões de euros, quase dez vezes menos que rival Benfica, que bateu todos os recordes no valor global de contratações a nível nacional. Em janeiro deste ano, o clube liderado por Frederico Varandas fez o maior investimento da sua história (Paulinho por 16 milhões de euros) e elevou o investimento para 28,85 milhões de euros.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.