[weglot_switcher]

Sporting CP fintou apostadores portugueses e passou de ‘outsider’ a favorito

No inicio da temporada, os ‘leões’ reuniam apenas 3% das preferências dos apostadores portugueses, uma percentagem muito inferior face ao Benfica e ao FC Porto.
10 Maio 2021, 12h02

Com o título cada vez mais próximo, o Sporting CP desafiou as probabilidades e ultrapassou os mais diretos adversários na primeira liga portuguesa. No inicio da temporada, os ‘leões’ reuniam apenas 3% das preferências dos apostadores portugueses, uma percentagem muito inferior aos 66% do SL Benfica e aos 54% do FC Porto, segundo os dados divulgados pela Solverde.

Em novembro de 2020, na sétima jornada, as probabilidades do Sporting melhoraram consideravelmente, mas estavam ainda bastante atrás dos favoritos Benfica e Porto. O Benfica mantinha-se na liderança com 66%, o Porto perdia favoritismo com 32% e o Sporting estava com 13%.

No final do ano, em dezembro, apesar da liderança no campeonato, o Sporting continuava a não ser o principal favorito à vitória. O Benfica somava duas derrotas recentes, contra o Boavista e o Braga, mas continuava a ser o principal candidato a vencer o título com 59% de probabilidade, atribuída pelos apostadores portugueses.

No início de 2021, o Sporting começa a sua escalada para o topo da preferência dos apostadores portugueses. Só em janeiro, o clube de Alvalade duplicou as probabilidades de vitória. O cenário alterou-se drasticamente sobretudo após a vitória do Sporting contra o Benfica por uma bola a zero, na jornada 16, e dois empates consecutivos do Porto contra o Belenenses SAD e o Braga.

Em fevereiro, pela primeira vez desde o início do campeonato, o Sporting era o favorito a vencer a prova. Nesse momento, o Sporting tinha 53% de probabilidade de ser campeão, o Porto com a preferência estável de 23% e o agora quarto classificado, Benfica, com apenas 9% de probabilidade – uma queda abrupta depois de uma série de jornadas como favorito, de tal forma que estava apenas a um ponto percentual do Braga, com 8% de probabilidade de ser campeão.

A Jornada 21 é o último momento da Liga Portuguesa que poderia reverter o favoritismo a campeão, mas o Sporting conseguiu segurar um empate contra o Porto, no Estádio do rival, e permaneceu favorito. Segundo a Solverde, em março, o Sporting tinha 71% de probabilidade, o Porto permanecia na mesma faixa com 20% e o Benfica ainda menos favorito com 6%, atrás do Braga que permaneceu com 8% de probabilidade.

No presente, com apenas três jornadas por disputar, as casas de apostas não têm nenhuma dúvida de que o Sporting CP vai ser o campeão da liga portuguesa, depois de 30 jornadas em que o clube de Alvalade desafiou todas as probabilidades e demonstrou que a aposta mais improvável era afinal a mais segura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.