[weglot_switcher]

Sporting CP: “Herdámos uma dívida a fornecedores de 40 milhões de euros”, diz vice-presidente

Francisco Salgado Zenha falou juntamente com Frederico Varandas em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, sobre o atual momento do clube.
22 Fevereiro 2019, 18h24

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting Clube Portugal, afirmou que quando a direção liderada por Frederico Varandas, tomou posse em setembro de 2018, herdou “uma dívida a fornecedores de 40 milhões de euros”.

Numa conferência de imprensa realizada em conjunto com o presidente ‘leonino’, Francisco Salgado Zenha, deu conta do panorama que encontrou quando chegou ao clube.

“Quando tomámos posse encontrámos um clube numa situação de tesouraria difícil, pela necessidade premente de um revolving da emissão de empréstimo obrigacionista que tinha vencido em maio e foi estendido para novembro. Fizemo-lo numa conjuntura adversa, tivemos apenas um par de meses. Herdámos também uma dívida a fornecedores até junho de 2019 de mais de 40 milhões, a maior parte é com clubes e agentes. Herdámos o pagamento de metade do plantel do Sporting. Sou franco: a gestão que foi feita em 2018 foi completamente irresponsável. Em janeiro de 2018 o Sporitng estava a antecipar receita futura para comprar um jogador e um par de meses depois não ter dinheiro para pagar salários e ter de recorrer à conta reserva para comprar VMOCs”, explicou”.

Por sua vez, Frederico Varandas revelou que o Sporting pagou, em três anos, 1,7 milhões de euros à empresa do sogro de Bruno de Carvalho, antigo presidente dos ‘leões’. Uma verba que mais que duplicou os pagamentos a todas as outras empresas de advocacia nos últimos 16 anos.

“Sociedade de advogados MGRA, empresa que em 2018 contratou o sogro de Bruno de Carvalho para associado. 1,7 milhões de euros em três anos. O Sporting gastou, com uma só empresa, mais de 50% do que gastou com todas as outras de advocacia em 16 anos. O nosso departamento jurídico não tem visibilidade sobre o trabalho que foi feito por eles. Segundo a descrição das faturas, o Sporting pagou 1,7 milhões por trabalhos como: assuntos da presidência, agenda reunião Sporting, preparação de reunião, vários contactos com Bruno de Carvalho, ponto de situação, correspondência com o presidente, contactos com o presidente, aconselhamento ao presidente”, referiu Frederico Varandas.

Aviso às claques

Na sua primeira intervenção Frederico Varandas explicou os benefícios das claques para com o clube. “Tinham direito a 865 bilhetes grátis e podiam comprar 1000 ao preço mais barato. Recebem 50% da quotização dos inscritos. Desde 2013, a dívida passou de 115 mil euros para 756 mil, quase tudo da Juventude Leonina”.

Contudo, o presidente do clube deixou um aviso às claques. “Enquanto aqui estiver o Sporting Clube de Portugal não será refém de qualquer claque. Ninguém acima do sócio anónimo que paga as quotas”.

O líder do clube de Alvalade referiu que “é legitimo as claques criticarem a exibição da equipa, claro que é. Também é legítimo criticar a atuação das claques, não gostei da que teve nos últimos dois jogos em casa. Recebemos mensagens intimidatórias antes de um jogo importante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.