[weglot_switcher]

Sporting critica banca por não promover empréstimo obrigacionista

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente e administrador da Sporting SAD, acusa a banca por não estar a apoiar a venda das obrigações da SAD sportinguista.
  • Rodrigo Antunes/Lusa
16 Novembro 2018, 19h19

O vice-presidente e administrador da Sporting SAD, Francisco Salgado Zenha, acusa a Caixa Geral de Depósitos,  o Banco Comercial Português e o Novo Banco de não estarem a apoiar a venda da emissão obrigacionista da SAD sportinguista, colocada no mercado esta segunda-feira, 12 de novembro. Em declarações à TSF, Salgado Zenha diz que o clube está a comercializar o empréstimo obrigacionista “sozinho”.

Na entrevista, Salgado Zenha referiu que a taxa de juro de 5,25% – mais elevada do que as pagas por Porto e Benfica nas últimas emissões que fizeram – representa “uma compensação aos investidores, depois de uns meses com alguma turbulência no clube”.

Esclareceu, também, que o objetivo da operação financeira é angariar 30 milhões de euros e que “nunca esteve no horizonte atingir os valores de que se falam, na ordem dos 60 milhões [de euros]”.

No prospeto do empréstimo obrigacionista, a Sporting SAD referiu que existia “um desiquilíbrio financeiro e económico, sendo o passivo corrente superior ao ativo corrente em cerca de 137 milhões de euros”.

O vice-presidente da Sporting SAD pediu aos sportinguistas para “estarem atentos” porque os valores do empréstimo obrigacionista poderão não permitir um maior investimento do clube.

Ao Jornal Económico, o administrador disse que, “do ponto de vista financeiro, não vi nenhum buraco [nas contas da SAD do Sporting] desde que entrámos”.

Miguel Maya, presidente do Millenium bcp, explicou ao Jornal Económico, há uma semana, que nåo iria haver “nenhum incentivo” por parte da rede de balcões para comercializar as obrigações da Sporting SAD, à semelhança do que sucedeu com os empréstimos obrigacionistas colocados pelas SADs do Sport Lisboa e Benfica e do Futebol Clube do Porto.

O BCP integra o sindicato bancário de colocação da emissão de obrigações do Sporting, a par com a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banca, a Caixa Económica Montepio Geral, o Activo Bank, o Banco Best e o Banco Carregosa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.