[weglot_switcher]

Sporting junta-se ao Manchester City entre os que têm mais de 99% de hipóteses de serem campeões (com áudio)

Fim de 19 anos de “jejum” pode ocorrer já nesta noite de segunda-feira, bastando que o FC Porto não consiga vencer o Farense. Site norte-americano FiveThirtyEight atribui menos de 1% de chances de conquista do título pelo único rival capaz de evitar a festa em Alvalade.
  • 5 – Nuno Mendes
10 Maio 2021, 07h35

As hipóteses de o Sporting vencer a Liga NOS, vendo a sua equipa sénior masculina sagrar-se campeã nacional de futebol pela primeira vez desde 2002, passaram a estar calculadas acima de 99% no site norte-americano FiveThirtyEight, do mago das sondagens Nate Silver, que atribui idêntico favoritismo ao Manchester City no que toca ao título de Inglaterra.

O fim dos 19 anos de “jejum” em Alvalade poderá mesmo acontecer já nesta segunda-feira, bastando para tal que o FC Porto, única equipa a ter hipóteses matemáticas de impedir o título do Sporting (oito pontos à sua frente, mas que tem desvantagem no confronto direto em caso de igualdade), não consiga vencer o Farense, que se desloca ao Estádio do Dragão estando no penúltimo lugar da Liga NOS, posição que a manter-se implicará a sua despromoção.

Mas mesmo que os azuis e brancos vençam os algarvios, e os restantes dois jogos que ainda irão disputar – visita ao Rio Ave e receção à Belenenses-SAD, bastará ao Sporting vencer o Boavista na noite de terça-feira para fazer a festa, pois só precisa de uma vitória (ou dois empates) nas últimas três jornadas, seguindo-se a visita ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica e, finalmente, a receção ao Marítimo.

Desperdiçado neste fim-de-semana foi o primeiro match point do Manchester City, pois à equipa dos portugueses Bernardo Silva, Ruben Dias e João Cancelo bastaria vencer o Chelsea em casa neste sábado, mas acabou por sofrer uma derrota por 1-2. Faltam agora três jornadas e só na sexta-feira, aquando da visita ao Newcastle, pode festejar, até porque o segundo classificado, o vizinho Manchester United, onde se destaca o colega de Seleção Bruno Fernandes, venceu neste domingo o Aston Villa por 3-1. Tem agora dez pontos de atraso, mas um jogo a menos, pelo que o City precisa de mais uma vitória.

As duas equipas de Manchester também são apontadas como claras favoritas para levantar os troféus de clubes da UEFA pelo modelo estatístico do FiveThirtyEight, que leva em conta o valor intrínseco dos plantéis das equipas e o seu desempenho ao longo da temporada. No caso da Liga dos Campeões o City surge com 63% de hipóteses, contra apenas 37% para o Chelsea, mas na Liga Europa o prognóstico é ainda mais desequilibrado, pois o United tem 66% de possibilidade de vencer, enquanto os espanhóis do Villarreal não vai além de 34%.

Incerteza em Espanha e França

Com parte das principais ligas de futebol europeias resolvidas no que toca ao título, visto que o recorrente campeão da Alemanha Bayern de Munique se juntou neste fim de semana ao Inter de Milão, que pôs termo à hegemonia da Juventus de Cristiano Ronaldo em Itália – outros que já celebraram contam-se o Ajax (Holanda), o Zenit de Moscovo (Rússia), o Red Bull Salzburgo (Áustria) e o Glasgow Rangers (Escócia) -, as atenções desviam-se agora para Espanha e para França.

Na La Liga tudo está em suspenso, após o empate a zero do Barcelona com o Atlético de Madrid em Nou Camp. Os visitantes mantiveram dois pontos de vantagem sobre os catalães quando faltam três jornadas, e também sobre o Real Madrid, que recebeu e empatou com o Sevilha (2-2). Perante esta conjugação de resultados, o site norte-americano atribui 56% de probabilidade de conquista do título para o Atlético, contra 25% para o Barcelona e apenas 19% para o Real.

Já em França prepara-se uma enorme surpresa, visto que o Lille segue com 78% de probabilidades de conquistar o título, contra 21% do multimilionário Paris Saint-Germain, que falhou o objetivo de chegar à final da Liga dos Campeões e poderá sofrer também uma desilusão na frente interna.

Quando faltam apenas duas jornadas o Lille tem três pontos de vantagem, depois de o Paris Saint-Germain ter empatado com o Rennes na noite de domingo, pelo que os portugueses José Fonte, Tiago Djaló, Renato Sanches e Xeka poderão festejar, para desgosto de estrelas do futebol mundial como Neymar, Mbappé e Di María, além do internacional português Danilo Pereira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.