[weglot_switcher]

Sporting SAD apresenta lucros de 12,5 milhões de euros na época passada devido a vendas de jogadores

Vendas de futebolistas como Bruno Fernandes e Raphinha permitiram recorde de volume de negócios numa época desportiva em que os leões não alcançaram nenhum dos seus objetivos. “Demos um passo atrás para dar dois em frente”, justifica a administração presidida por Frederico Varandas.
  • Rodrigo Antunes/Lusa
8 Setembro 2020, 02h43

A sociedade anónima desportiva (SAD) do Sporting apresentou nesta segunda-feira o relatório e contas da época desportiva de 2019/2020, registando um resultado positivo de 12,5 milhões de euros (contra um prejuízo de 7,9 milhões de euros no período homólogo) devido ao recorde no volume de negócios, que se cifrou em 175,5 milhões de euros no período entre 1 de julho de 2019 e 30 de junho de 2020.

Para tal contribuíram decisivamente os 106,9 milhões de euros obtidos através da transferência de alguns dos melhores futebolistas do plantel, como Bruno Fernandes (por um montante fixo de 55 milhões de euros, ao qual acrescem 25 milhões variáveis dependentes de objetivos desportivos do médio internacional, agora no Manchester United), Raphinha, Thierry Correia e Bas Dost.

Além disso, a administração da Sporting SAD, presidida por Frederico Varandas, destacou no relatório a redução de massa salarial em 12%, num decréscimo de 8,3 milhões de euros em relação à época anterior, apesar do pagamento de indemnizações e dos custos associados às medidas de lay-off relacionadas com a pandemia de Covid-19. E ainda a redução da dívida bancária em 23,3 milhões de euros, enquanto o capital próprio negativo da sociedade se fixou em 9,9 milhões de euros, quando em junho de 2019 era de 23,6 milhões de euros.

Apesar dos maus resultados desportivos da equipa principal de futebol, que ficou em quarto lugar na Liga NOS, foi afastada da Liga Europa nos 16-avos de final, eliminada da Taça de Portugal (de que era detentora) na terceira eliminatória da prova pelo Alverca (equipa do terceiro escalão do futebol nacional) e falhou a revalidação da conquista da Taça da Liga, perdendo com o Sporting de Braga na meia-final, a administração da SAD considera que “demos um passo atrás para dar dois em frente”.

Uma perspetiva reforçada na mensagem inicial de Frederico Varandas, que partilhou com os colaboradores e atletas o orgulho por “conseguirmos dar passos de gigante que colocam a SAD mais perto do destino traçado há dois anos”, apesar do impacto da pandemia de Covid-19 implicar uma perda direta líquida de 3,7 milhões de euros. Particularmente realçados pelo presidente leonino foram “os primeiros frutos” do investimento na formação, com a entrada de vários jovens no plantel principal, em parte devido à decisão de contratar de Ruben Amorim, “um treinador da equipa A sem receios de lançar em campo uma mão-cheia de novos jogadores com o ADN Sporting”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.