Spotify fecha terceira aquisição em menos de dois meses por 100 milhões

Depois de anunciar a compra de duas startups de podcast em fevereiro, a Spotify fechou a compra da Parcast.

A norte-americana Spotify fechou mais um acordo de aquisição de um serviço de podcast, esta terça-feira. Trata-se da Parcast, uma empresa californiana que representa a terceira aquisição da Spotify em menos de dois meses. O valor do negócio, que só deverá concluir-se no segundo trimestre de 2019, não foi revelado. Mas, segundo o “Financial Times”, pode ascender a mais de 100 milhões de dólares (88,6 milhões de euros).

Este acordo de compra é o mais recente sinal da intenção da Spotify de diversificar sua oferta. O CEO da Spotify, Daniel Ek, acredita que 20% do conteúdo consumido no Spotify, futuramente, não estará relacionado com música, mas sim com a tendência de podcasting. Não será de estranhar, por isso, que a empresa sueca tenha 500 milhões de dólares para investir em podcasts em 2019.

A Spotify quererá assegurar que as suas margens de lucro que poderão sair pressionados pelas conclusões das conversas sobre licenciamento de alto risco com os detentores de direitos de música e, por isso, procura diversificar a sua oferta e aponta para a aposta em podcast.

A Parcast foi fundada em 2016 e lançou 18 séries de podcasts, incluindo “Serial Killers”, “Unsolved Murders” e “Cults and Conspiracy Theories”.

Em fevereiro, a Spotify disse que compraria a Gimlet and Anchor, duas startups de podcast, num negócio que poderá chegar aos 230 milhões de dólares pela compra da Gimlet, tornando-se a maior aquisição da Spotify até hoje.

Relacionadas

Tim Cook responde à Spotify e diz que empresa não teria tido sucesso sem a Apple

Os confrontos entre as duas empresas começaram depois do Spotify ter apresentadouma queixa aos reguladores da concorrência da União Europeia, alegando que a fabricante do iPhone está a penalizar a livre escolha dos consumidores.

Spotify apresenta queixa aos reguladores europeus da concorrência contra a Apple

O chamado “imposto Apple”, que foi introduzido há quase uma década pela própria empresa, está a sofrer pela primeira vez uma queixa junto da autoridade da concorrência da União Europeia.

Spotify compra dois gigantes dos podcasts

A plataforma de streaming musical comprou a produtora Gimlet Media e a distribuidora Anchor por cerca de 200 milhões de euros.

Spotify aumenta lucros e celebra chegada de mais 96 milhões de subscritores

Anúncios colocados entre músicas, no serviço gratuito, geraram 175 milhões de euros no último trimestre, registando um aumento de 34% em relação a 2017.
Recomendadas

Greves na Soflusa: Assunção Cristas propõe “abrir a travessia do Tejo” a empresas privadas

A líder do CDS-PP revela à “TVI” que esta é a solução para o “drama que 400 mil pessoas sofrem todos os dias para conseguir atravessar o Tejo”.

Agência Europeia também está a investigar problemas nos novos aviões da TAP

Apesar de a Airbus ter inicialmente assumido que os enjoos se deviam ao facto de as aeronaves serem novas, agora as explicações já são mais completas. O fabricante já revelou que os dois problemas sentidos nos vos não estão relacionados.

A organização orientada ao cliente

Para ser orientada ao cliente, uma empresa não precisa de criar novas competências técnicas, apenas de se reorganizar para criar vantagens competitivas sustentáveis face à concorrência.
Comentários