[weglot_switcher]

Startup Braga vai ter apoio de novo veículo de investimento

SBS junta entidades públicas e empresas e investidores privados, entre os quais Armando Almeida, ex-presidente executivo da PT Portugal. A quinta edição do programa de aceleração vai arrancar em janeiro e promete maior interatividade entre mentores e empresas.
  • Cristina Bernardo
30 Novembro 2017, 07h33

O Programa de Aceleração da Startup Braga vai regressar em janeiro para a sua quinta edição, trazendo como novidade um novo formato, com a realização de dez bootcamps, nos quais os mentores ligados ao programa vão ter uma interação mais direta com as startups participantes, e o apoio de um novo veículo de financiamento.
Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, diz ao Jornal Económico que o objetivo da criação destes bootcamps é “dotar as startups que são apoiadas pela Startup Braga de todas as ferramentas necessárias para que possam singrar no mercado”, beneficiando de “uma rede de mentores que vai trabalhar diretamente com cada uma das empresas e com cada um dos produtos, de maneira a dar-lhes novas capacidades e a exponenciar as já existentes”.

Estes bootcamps vão abordar temas como as metodologias de desenvolvimento do produto, questões legais inerentes ao desenvolvimento de uma startup, marketing, vendas, comunicação, entre outros.

Carlos Oliveira recordou os objetivos que estiveram na génese da criação do projeto, lembrando que, há quatro anos, numa altura em que não se falava muito de empreendedorismo, a Startup Braga nasceu com o intuito de “ser uma rede e uma marca do desenvolvimento do empreendedorismo, com incubação e aceleração de startups ao mesmo tempo, algo que foi inovador e único, na altura, a nível nacional”.

“Queremos criar uma forma de atração dos empreendedores da região e do país, mostrando-lhes que em Braga têm espaço, capacidades e apoio para poderem nascer, crescer e afirmar-se no mercado”, aponta.

100 empresas criadas

São já vários os business angels e sociedades de capital de risco que investiram nas 100 empresas nascidas e apoiadas pela Startup Braga, em três anos e meio de atividade.

Nesta altura, o investimento nessas startups ronda já os 15 milhões.

Para que o investimento se concretize e para que estes valores aumentem, Carlos Oliveira considera que têm de ser apresentados ao mercado “projetos em que os empreendedores consigam mostrar uma capacidade de criarem e trazerem inovação, além de produtos com valor para mercados internacionais que, desta forma, podem ter acesso a financiamento de maneira mais facilitada do que teriam no passado. E é isso que temos feito”.

O presidente da Startup Braga diz que é preciso continuar a desenvolver o ecossistema de financiamento ao empreendedorismo. “Temos que ter capacidades para atrair operadores nacionais de capital de risco e business angels que consigam investir ou trazer investidores internacionais para investirem em Braga, em Portugal”, aponta.

Carlos Oliveira defende que o foco do projeto sempre foi nos empreendedores e nas suas startups, dando-lhes todas as condições e ferramentas para se concentrarem no seu crescimento. Todas as edições do Programa de Aceleração tiveram esta forte componente de apoio aos empreendedores e foi com esse apoio que startups como a Swordhealth, a Nuada, a Wondercover, a Mindprober e a Nutrium, entre outras, tiveram sucesso. E também é esse sucesso que permite que este programa seja, nas palavras de Carlos Oliveira, “um verdadeiro impulsionador de talento e conhecimento, ajudando as startups a afinar o seu modelo de negócio”. Como resultado, a Nutrium – criada de raiz na Startup Braga – conseguiu angariar, até ao momento, mais de 575 mil euros de investimento.

Investimento pode chegar perto de dois milhões

A ambição é continuar a crescer e oferecer aos empreendedores cada vez mais e melhores condições para se desenvolverem.

Assim, na nova edição, além dos bootcamps que vão permitir às startups adquirirem conhecimentos sobre todas as áreas necessárias para se lançarem no mercado e terem acesso a trabalho com vários mentores especialistas na área, os participantes beneficiarão de parcerias estratégicas com empresas e instituições como o International Iberian Nanotechnology Laboratory, a Escola de Medicina da Universidade do Minho ou a Microsoft, que conferem um fator extra de confiança e credibilidade ao programa, permitindo posicionar Braga como um hub preferencial para o desenvolvimento de produtos ligados à economia digital, à nanotecnologia e às tecnologias médicas.

Mas há mais: as startups participantes na quinta edição do Programa de Aceleração vão poder contar com o apoio do veículo de investimentos SBS Startup Braga – que tem um milhão de euros disponíveis para investir em startups – e irá fazer investimentos pre-seed naquelas que foram consideradas as melhores, que cumpram os requisitos de investimento, dando uma importante referência de qualidade aos restantes investidores do ecossistema nacional.
Este veículo de investimento conta com a participação de instituições públicas e, também, privadas como por exemplo Armando Almeida, ex-presidente da PT Portugal; António Murta, CEO da Pathena; o INL, a Universidade do Minho e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, tendo neste momento em negociação uma parceria que poderá aumentar o valor disponível para investimento, chegando perto dos dois milhões de euros.

A quinta edição do Programa de Aceleração da Startup Braga começa a 30 de janeiro de 2018 e Carlos Oliveira deixa o convite “às startups de todo o país, para que venham ver que a Startup Braga tem já um reconhecimento a nível nacional e internacional, fruto do sucesso que tem alcançado, para além de ter todas as condições físicas, capacidades de apoio e qualidade dos seus mentores que garantem uma incubação e aceleração para o futuro”.
As candidaturas para esta nova edição do Programa de Aceleração da Startup Braga podem ser realizadas até 5 de dezembro de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.