[weglot_switcher]

Startup irlandesa vence programa mundial de inovação Free Electrons

A 5ª edição do programa de empreendedorismo no qual a EDP está envolvida atribuiu o galardão à KelTech IoT, que ganhou 200 mil euros por desenvolver uma solução digital que combina eletricidade e fibra.
12 Novembro 2021, 14h00

O maior programa mundial de inovação no sector energético, o Free Electrons, já escolheu a empresa vencedora da 5ª edição: a startup irlandesa KelTech IoT, que desenvolveu uma solução tecnológica para edifícios inteligentes. A empresa venceu o maior prémio, de 200 mil euros, atribuído pela organização, que está a cargo de um consórcio de nove energéticas, entre as quais o grupo EDP.

Os jurados decidiram distinguir o trabalho que a KelTech IoT tem desenvolvido em termos de dados e IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), que pode trazer uma mais-valia ao mercado das infraestruturas de comunicações e imobiliário, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais tecnológicas, conectadas, descarbonizadas e socialmente organizadas, uma vez que combina eletricidade e fibra.

“A transição energética é o desafio que definirá a nossa geração. A empreitada que temos em mãos é decisiva para o futuro do Planeta e dos cidadãos, assumindo uma profundidade e dimensão que desafiam todas as revoluções tecnológicas do passado. Sabemos que não há nenhum sector ou organização que seja autossuficiente a inovar e a escalar, com velocidade, essa inovação”, começa por explicar Luís Manuel, administrador da EDP Inovação.

“É fundamental construir um ecossistema de inovação global, orgânico e aberto, do qual as startups são um agente fundamental. Trazem-nos criatividade e agilidade acrescidas. A aposta nas startups esteve sempre presente na estratégia de inovação do grupo EDP, aposta essa que será significativamente reforçada neste novo ciclo de Inovação”, destaca ainda o porta-voz da EDP, em comunicado divulgado esta sexta-feira.

A edição de 2021 do Free Electrons recebeu candidaturas de 76 países, com projetos para energias renováveis, análise de dados, inteligência artificial ou redes inteligentes, e teve 15 finalistas de onze nacionalidades: Camus Energy (Estados Unidos), DABBEL – Automation Intelligence (Alemanha), Duckt (Estónia), Electron (Reino Unido), eSmart Systems (Noruega), FiberSense (Austrália), FSIGHT – Energy Flows (Israel), Gilytics (Suíça), Gridcognition (Austrália), gridX (Alemanha), KelTech IoT (Irlanda), Plexigrid (Suécia), Prescinto Technologies (Índia), REBASE Energy (Suécia) e zinier, inc (Estados Unidos).

Além da EDP, o Free Electrons tem por trás a norte-americana American Electric Power, as australianas AusNet Services e Origin Energy, a chinesa CLP, a emirati DEWA – Dubai Electricity and Water Authority, a alemã E.ON, a irlandesa ESB – Electricity Supply Board e a singapurense SP Group. O programa conta também com a consultora de inovação portuguesa Beta-i na execução do modelo colaborativo.

Em julho, a EDP, através do fundo de investimento EDP Ventures España, investiu na sueca Plexigrid, uma startup criada em 2020 que desenvolveu um software para o sector energético que permite representar graficamente e em tempo real a rede de distribuição de eletricidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.