[weglot_switcher]

Startup Porto Accelerator vai impulsionar 20 novas startups

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários acaba de lançar um inovador projeto de aceleração tecnológica, em estreita parceria com o INESC TEC, o Startup Porto Accelerator.
31 Janeiro 2017, 16h15

O Startup Porto Accelerator vai receber candidaturas para a primeira de duas edições a realizar este ano, de onde deverão sair 20 novas startups. Com uma edição em abril e uma outra em maio, o novo acelerador tem um prémio de 17 mil euros, a atribuir a cada uma das 10 startups criadas ao longo do programa de aceleração. O Porto é o ecossistema berço do novo programa, mas a aceleração acontecerá também em Silicon Valley, além de reunir contributos de mentores e parceiros dos vários cantos do globo. O prazo de inscrições na primeira call termina já dia 10 de fevereiro.

Os projetos selecionados vão beneficiar de um “financial prize” de 5 mil euros, com apoio na constituição da empresa, seis meses de incubação (abril a setembro), sessões de mentoring e acesso a um programa vasto de serviços tecnológicos (Amazon Web Services, Micrososft Bizspark, entre outros), são estes os benefícios que compõem o prémio principal de aceleração avaliado em 17 mil euros.

Além deste prémio atribuído pela ANJE e do INESC TEC, a oportunidade de aceleração em Silicon Valley e o contacto direto com uma rede de investidores, business angels, mentores e experts internacionais com sucesso em diversas áreas são uma das garantias do programa que está a ser desenhado numa lógica colaborativa com parceiros especializados.

Para Rafael Alves Rocha, diretor de comunicação da ANJE, “o Startup Porto Accelerator enquadra-se numa estratégia mais ampla que a ANJE vem estabilizando desde 2016: posicionar-se cada vez mais como um player de referência ao nível do empreendedorismo qualificado, inovador e tecnológico”.

O responsável acrescenta ainda que o Startup Porto Accelerator, beneficiando do know-how do INESC TEC e do apoio de uma rede de mentores e parceiros de referência internacional, está a ser desenhado como a âncora dessa estratégia: “estamos a construir um acelerador de referência internacional. Isso significa que vamos dar aos nossos founders o melhor que existe no ecossistema global em matéria de aceleração, mentoring e fundraising“.

Os 20 melhores projetos candidatos

Numa primeira etapa, o Startup Porto Accelerator seleciona os 20 melhores projetos candidatos e concede-lhes uma oportunidade concreta para mostrar o que valem e, em simultâneo, aprender. Trata-se de um workshop de 16 horas, terminado o qual a equipa da ANJE e do INESC TEC estará também apta para escolher os 10 melhores projetos, que merecem avançar para a aceleração.

O programa evolui com a etapa de aceleração propriamente dita, que por sua vez se desdobra em três passos, ao longo de 252 horas (sete semanas): “tune”, “build” e “on stage”.

A terceira etapa do Startup Porto Accelerator chama-se “Scale Up” e divide-se em duas oportunidades concretas de expansão e crescimento, ainda sob o olhar dos mentores do acelerador. Por um lado, as startups criadas continuam a beneficiar de um período de incubação em estruturas da rede de incubação e aceleração da ANJE e do INESC TEC (com todo o apoio logístico e de suporte permanente que estes serviços abrangem). Por outro, expandem horizontes e oportunidades com a integração de uma experiência imersiva no ecossistema de Silicon Valley.

Em São Francisco, os empreendedores usufruem de um pack de 12 horas de coaching com mentores locais, além de cumprirem um calendário que ora inclui encontros pré-formatados, ora possibilita o agendamento livre de reuniões. Haverá momentos de pitching e contactos diversos com potenciais parceiros, investidores e até clientes e fornecedores. O objetivo deste período naquele que é o ecossistema tecnológico internacional de referência é reunir insights profícuos para escalar os negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.