[weglot_switcher]

Startup portuguesa recebe até 144 mil euros da Repsol

A Fuelsave desenvolveu uma ‘app’ para condução mais segura e ecológica de camiões. As restantes empresas selecionadas para o programa de aceleração do Fundo de Empreendedores são oriundas de Espanha e dos Estados Unidos da América.
1 Agosto 2018, 16h19

A Fundación Repsol escolheu a startup portuguesa Fuelsave para integrar o seu programa de aceleração. A empresa nacional, que desenvolveu uma app que permite uma condução mais segura e ecológica de camiões, foi selecionada pelo Fundo de Empreendedores da petrolífera espanhola de entre 364 candidaturas recebidas a nível mundial e 15 finalistas.

A microempresa nacional, cuja solução auxilia na redução de até 20% no consumo de combustível, vai receber até 144 mil euros durante um ano, ampliável por mais um ano, uma vez que se insere na categoria de projeto. Por sua vez, as ideias serão apoiadas com 24 mil euros. Além do financiamento, as empresas terão uma equipa de orientadores disponível para acompanhamento personalizado, aconselhamento técnico e legal, formação especializada, acesso a potenciais investidores e possibilidade de testar protótipos em instalações industriais.

Duas ideias e cinco projetos selecionados, respetivamente:

  • Orchestra membranas seletivas al CO2 (Tarragona): membranas seletivas que separam o CO2 do resto de elementos em gases.
  • Sensoy (Guipúzcoa): controlo digital da posição on/off de qualquer tipo de válvula manual.
  • Fuelsave (Portugal): aplicação móvel para una condução segura e ecológica dirigida aos condutores profissionais de frotas de camiões, que ajuda a reduzir até 20% o consumo de combustível.
  • Bulgeone (Cantabria): ferramenta online para prever e detetar em tempo real, possíveis fissuras ou deformações nas câmaras de coque nas refinarias.
  • Finboot (Barcelona): aplicações de blockchain para uso corporativo de fácil acesso e escalável.
  • Frac-Less O&G Well Stimulation (EUA): sistema de melhoria da eficiência nas operações de exploração e produção.
  • Venvirotech Biotechnology (Barcelona): tratamento de resíduos orgânicos e transformação em plásticos biodegradáveis graças à biotecnologia.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/repsol-apoia-novos-projetos-e-ideias-tecnologicas-com-144-mil-euros-281084

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.