[weglot_switcher]

Startup Santarém ajuda a criar mais de seis empresas por mês em 2017

No primeiro trimestre de 2017, a Startup Santarém ajudou a criar 20 empresas. Nos últimos quatro anos, foram concebidos mais de 500 postos de trabalho. 
29 Junho 2017, 11h36

A Startup Santarém foi inaugurada em 2016. Veio dar um novo fôlego ao empreendedorismo na região do Ribatejo, mas a tradição da NERSANT, Associação Empresarial da Região de Santarém em apoiar a inovação empresarial já surge antes. Em 2013 criou um programa chapéu para o empreendedorismo que se denomina Sítio do Empreendedor e que deu origem ao portal.

Nos 4 anos completos que dura este programa (2013 a 2016) foram apoiados 1558 empreendedores, foram preparadas 401 candidaturas a algum tipo de sistemas de incentivos ao empreendedorismo com o respetivo Plano de Negócios, e foram criadas 356 empresas e 511 postos de trabalho. Estas startups investiram no seu arranque mais de 7 milhões de euros.

A Startup Santarém procura apoiar os empreendedores quer nos processos de aceleração dos seus projetos – da ideia ao negócio – e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização e entrada do projeto empresarial no mercado, quer depois, nos primeiros anos de implementação e consolidação.

Em termos de condições a Startup Santarém junta às infraestruturas físicas, um vasto conjunto de serviços de apoio aos empreendedores, desde a fase da maturação da ideia, até à fase de consolidação, com a participação de consultores, mentores, peritos, financiadores, especialistas em propriedade intelectual, entidades com responsabilidades nas questões do licenciamento, entidades do sistema científico e tecnológico, etc., atuando a NERSANT como dinamizadora e ativo de ligação entre os empreendedores e toda esta rede.

As empresas são criadas com viabilidade económica e a taxa de sobrevivência é muito superior à média nacional, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e e Global Entrepreneurship Monitor 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.