[weglot_switcher]

Subsídio de desemprego e complemento solidário para idosos vão ser renovados automaticamente durante crise da Covid-19

A medida consta no segundo pacote de medidas aprovadas em Conselho de Ministros para mitigar os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e garantir o rendimento das famílias durante a crise.
20 Março 2020, 22h31

O Governo anunciou esta sexta-feira que o subsídio de desemprego, o complemento solidário para idosos e o rendimento social de inserção vão ser renovados automaticamente durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida consta de um segundo pacote de medidas aprovadas em Conselho de Ministros para garantir o rendimento das famílias e mitigar os impactos negativos da Covid-19.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje a prorrogação automática dos subsídios de desemprego que já estão a pagamento bem como o complemento solidário para idosos ou o rendimento social de inserção, passaram a ser automaticamente renovados”, afirmou o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa, após a reunião em Conselho de Ministros.

António Costa disse que a medida é específica para os próximos três meses, que serão “muito duros”, e sublinhou que “os rendimentos das famílias não podem ser mais fragilizados” durante a crise provocada pela pandemia. O primeiro-ministro disse ainda que está solidário com todos os portugueses e que o Governo partilha “a ansiedade e a angústia das empresas e das famílias neste momento”.

O líder do Executivo socialista acredita que, dentro de três meses, as empresas poderão “encarar o futuro com outra determinação”, tendo em conta que as autoridades de saúde preveem que “o pico em meados de abril e prolongar-se-á até meados do mês de maio”, estando previsto um “fortíssimo impacto na economia”.

“Aquilo que é nosso dever é não só enfrentar este surto pandémico, mas ao mesmo tempo tranquilizar as famílias e as empresas de que haverá um novo futuro uma vez passada esta primeira onda da pandemia. Para que haja esse futuro é absolutamente fundamental que possamos chegar a junho em condições de poder encarar com confiança e poder preparar o relançamento da nossa economia”, referiu.

A prorrogação automática dos apoios sociais concretiza a execução do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República na quarta-feira e deve, juntamente com as outras medidas anunciadas pelo Governo, entrar em vigor à meia noite de sábado para domingo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.