[weglot_switcher]

Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

O fundador da WikiLeaks enfrenta uma extradição para os Estados Unidos da América, a pedido de Donald Trump, e agora a Suécia pediu a detenção de Assange por este ser “suspeito de violação”.
20 Maio 2019, 12h27

A procuradoria sueca anunciou esta segunda-feira, 20 de maio, que vai emitir uma ordem de detenção de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se encontra preso no Reino Unido.

“Vou emitir uma ordem de captura europeia”, disse a procuradora Eva-Marie Persson, acrescentando que a decisão foi tomada na sequência de uma deliberação de um tribunal de Copenhaga que considera Assange “suspeito de violação”.

O fundador da rede WikiLeaks esteve refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, mas foi preso pelas autoridades britânicas no passado dia 11 de abril.

O australiano de 46 anos enfrenta igualmente a extradição para os Estados Unidos, nomeadamente, pela difusão pública de informações militares secretas retiradas de um computador do Pentágono.

Eva-Marie Persson disse também que as autoridades do Reino Unido estão a deliberar se existe algum conflito jurídico entre o mandado de captura europeu e a questão da extradição para os Estados Unidos.

O caso da alegada violação de uma cidadã sueca que acusa Julian Assange foi relançado este mês pela Justiça de Copenhaga, depois de o fundador da rede WikiLeaks ter sido preso em Londres.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.