[weglot_switcher]

Sugestões para se manter ativo em tempo de pandemia

Mesmo durante esta crise pandémica não descure a sua saúde. Ligue, quando achar necessário, ao seu médico de família e respeite as indicações do mesmo. Seja um sénior ativo e saudável!
  • Foto: Cristina Bernardo
6 Julho 2020, 16h15

Mesmo durante a pandemia seja um sénior ativo, mas sempre em segurança. Tenha cuidados redobrados e não se deixe ficar sedentário.

A pandemia obrigou as pessoas a refugiar-se em casa e referimo-nos a todos os cidadãos, sejam crianças, adultos e também idosos. Muitos destes últimos que tinham diversas ocupações e actividades, viram-se, de um momento para outro, sem as suas rotinas.

Porém, sobretudo no caso dos seniores, é importante que, em segurança, continuem a “mexer-se e a colocar a cabeça a pensar”.

Ficam algumas dicas para se manter activo:

Deve começar bem o dia com um bom pequeno-almoço. Alimentar-se corretamente faz toda a diferença, não só para a sua saúde, mas também é uma boa estratégia para ser activo em casa, isto é, a obrigação de preparar as refeições e sobretudo dedicar-se à realização de novas receitas saudáveis é positiva.

Faça atividade física em casa, com moderação e de acordo com as suas limitações. Se não sabe que exercícios pode fazer, opte por contactar primeiramente um especialista na área, como o professor do centro de dia, um familiar, um amigo… O importante é não deixar o corpo parado.

Pode também fazer uma caminhada, desde que tenha em consideração todos os cuidados de segurança, como seja, manter-se a 2 metros, no mínimo, afastado das outras pessoas. Opte por locais que não tenham grandes aglomerados. Utilize a máscara e higienize as mãos com regularidade.

Para exercitar o seu cérebro em casa, pode realizar jogos, como puzzles e palavras cruzadas. Se tiver oportunidade, leia um livro novo.

Não se esqueça de manter o seu papel social. Apesar do distanciamento social pode sempre ligar para os seus amigos e familiares para manter a conversa em dia. Não se isole do mundo.

Sempre que seja necessário apoio para desempenhar tarefas que obriguem a esforços fora da rotina, como por exemplo uma ida ao supermercado ou ao médico, peça ajuda aos seus familiares ou amigos. Não tenha vergonha ou medo de fazê-lo.

Mesmo durante esta crise pandémica não descure a sua saúde. Ligue, quando achar necessário, ao seu médico de família e respeite as indicações do mesmo.

Seja um sénior ativo e saudável!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/obesidade/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”152″ slug=”obesidade” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/obesidade/thumbnail?version=1583348074679&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt”]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.