[weglot_switcher]

Suíça e IAEA colaboram com desenvolvimento sustentável da ONU

O governo suíço está empenhado em apoiar o trabalho da Agência Internacional de Energia Atómica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
10 Outubro 2020, 19h08

O governo suíço está empenhado em apoiar o trabalho da AIEA, Agência Internacional de Energia Atómica, com ênfase em projetos que usam tecnologia nuclear para ajudar os países a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), revelaram autoridades federais suíças ao Diretor Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, em Berna.

Nas reuniões entre Ignazio Cassis, chefe do Departamento Federal de Relações Exteriores, e Patrizia Danzi, diretora-geral da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação, Grossi apresentou novos programas da IAEA de apoio aos ODS.

“A Covid-19 certamente não será a última pandemia que ameaça o mundo. Propus, portanto, um novo projeto de Ação Integrada de Doenças Zoonóticas da AIEA, conhecido como ZODIAC, para estabelecer uma rede global de laboratórios de diagnóstico nacionais para monitorização, vigilância, deteção precoce e controlo de doenças zoonóticas, usando técnicas nucleares ou derivadas do nuclear”, afirmou Grossi.

Os projetos da AIEA baseiam-se na experiência essencial da Agência, bem como na estreita colaboração com outras organizações internacionais e da ONU, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) , disse ainda. “O nosso trabalho tem sinergias perfeitas com o de outras organizações em relação às realizações dos ODS e complementamo-nos perfeitamente”.

Em reuniões com Benoit Revaz, chefe do Departamento Federal Suíço de Energia e Georg Schwarz, director-geral adjunto da Inspecção Federal Suíço de Segurança Nuclear, Grossi debateu o trabalho da Agência de desmantelamento nuclear e segurança. As autoridades suíças enfatizaram a importância da segurança e proteção nuclear e a contribuição da AIEA nessas áreas, estabelecendo padrões e orientações internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.