[weglot_switcher]

Sul-coreanos preparam-se para rever parentes do Norte

Mais de 130 mil sul-coreanos inscreveram-se para participar nas reuniões com as famílias que foram separadas pela Guerra da Coreia no ano de 1950-1953.
  • A última vez que as Coreias possibilitaram reuniões familiares foi em 2015. FOTO: The Korea Herald
19 Agosto 2018, 16h02

Mais de 130 mil sul-coreanos inscreveram-se para participar nas reuniões com as famílias  separadas pela Guerra da Coreia no ano de 1950-1953. Nos próximos três dias, os participantes nestes encontros esperam passar 11 horas com os seus parentes que vivem na Coreia do Norte, sob vigilância das autoridades. Na quarta-feira, serão separados novamente.

O jornal The Korea Herald avançou, este domingo, que o primeiro grupo de idosos sul-coreanos selecionados para se reunir com seus parentes na Coreia do Norte esta semana  esteve reunido em Sokcho, província de Gangwon, para se preparar para a jornada.

A última vez que as Coreias possibilitaram reuniões familiares foi em 2015, antes das questões relacionadas com o programa nuclear da Coreia do Nortea agravarem as relações entre os dois territórios.

Desde o fim da Guerra entre as Coreias que ambos os países proibiram as visitas e os contactos entre  familiares localizados do outro lado da fronteira.  A partir de 2000, cerca de 20 mil coreanos puderam participar nas 20 reuniões presenciais entre os países.

As famílias separadas concentram agora todas as esperanças em se reencontrarem, temendo-se que esta seja a última vez que estas reuniões se realizem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.