[weglot_switcher]

Suspeitas de fraude nas matrículas obriga Ministério da Educação a abrir inquérito

Alunos com residência na zona envolvente ou com irmãos que tenham frequentado a mesma escola foram excluídos das vagas disponibilizadas pela Escola Secundária Pedro Nunes. Segundo o jornal Expresso, o Ministério admite mesmo ter de mudar as regras para limitar os abusos.
25 Julho 2017, 15h41

Suspeitas de fraude nas matrículas no Agrupamento de Escolas Filipa de Lencastre e no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, estão a provocar  uma onda de indignação, obrigando a Inspeção-Geral da Educação a abrir um inquérito para investigar estas alegadas irregularidades, noticia o jornal Expresso. 

Vários pais denunciaram o processo de matrículas nestas instituições, alegando que são utilizadas moradas falsas na inscrição.

Esta semana foram afixadas as listas com os resultados, onde vários alunos do ensino básico que cumpriam os critérios de prioridade de admissão não foram incluídos nas listas de alunos da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Em protesto com a situação, alguns encarregados de educação foram manifestar-se em frente à escola e pedir explicações à direção, sendo que os ânimos exaltados obrigaram à intervenção das autoridades policiais.

“As questões que foram levantadas até ao momento referem-se a alegadas irregularidades na aplicação do que está disposto no despacho das matrículas e não ao conteúdo do que está definido. O Ministério da Educação avaliará, no final do processo conduzido pela IGEC, a necessidade de aplicar eventuais medidas de reforço para limitar potenciais abusos”, refere o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues, citado pelo Expresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.