[weglot_switcher]

Suspensão de Trump no Twitter vista como “problemática” por Merkel

A Chanceler alemã mostra-se preocupada com as implicações da ação da rede social em relação à liberdade de expressão, apelando a que as regras quanto à utilização destas plataformas sejam definidas pelos governos e não pelas próprias empresas.
  • Reuters
11 Janeiro 2021, 18h29

Angela Merkel deixou fortes críticas ao Twitter pela suspensão de Donald Trump desta rede social, classificando a ação como “problemática”, de acordo com uma declaração emitida pelo seu porta-voz nesta segunda-feira.

A Chanceler alemã mostrou-se preocupada com a violação do direito à liberdade de expressão que esta medida constitui, apelando a que sejam os governos a tomarem ações para legislar os espaços de discurso político online. Através de Steffen Seibert, o assessor de imprensa da líder germânica, a Chancelaria reconhece o perigo que constituía a retórica de Trump, mas defende que a ação mais adequada seria assinalar as publicações.

“Este direito fundamental [liberdade de expressão] pode ser alvo de intervenção, mas sempre dentro das leis e de um enquadramento definido pelos legisladores, não de acordo com as decisões de administração das plataformas de redes sociais”, afirmou Seibert, citado pela Associated Press. “Deste ponto de vista, a Chanceler considera problemático que as contas do presidente dos EUA tenham sido suspensas.”

O Twitter decidiu avançar com a suspensão permanente da conta de Trump na plataforma na sequência da invasão pelos seus apoiantes do Capitólio, isto depois de serem encorajados pelo presidente.

Num discurso minutos antes da insurreição, o presidente cessante voltou a defender as suas alegações sem fundamento de uma eleição fraudulenta, instigando os protestantes da “Save America March” a lutarem e marcharem até ao edifício do Congresso. A iniciativa acabou com cinco mortos e dezenas de detidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.