[weglot_switcher]

TAP apresenta plano de reestruturação em Bruxelas em novembro

O Governo prevê que o plano de reestruturação da companhia aérea seja entregue à Comissão Europeia um mês antes do prazo final.
  • Apresentação do Orçamento do Estado 2021
13 Outubro 2020, 11h38

A TAP vai apresentar o seu plano de reestruturação na Comissão Europeia em novembro, antes do prazo final que termina em dezembro.

“É importante esclarecer que o plano de reestruturação está em elaboração. Teria sempre que ser apresentado até meados do mês de dezembro”, começou por dizer o secretário de Estado do Tesouro esta terça-feira.

“A  expetativa é que o plano esteja concluído mais cedo e possa vir a ser apresentado à Comissão Europeia durante o mês de novembro”, afirmou Miguel Cruz.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2021, o secretário de Estado apontou que o “setor da aviação está a atravessar uma crise severa”.

“As últimas projeções apontam para uma recuperação para níveis pré pandemia – para algures 2024 e 2025”, destacou.

Existe um “contexto de elevada incerteza” e esta situação é “transversal para o conjunto das companhias aéreas no mundo”.

Sobre a reestruturação financeira da companhia, apontou que este exercício “depende de inúmeras variáveis, e depende também como a Comissão Europeia olha para o setor e as expetativas de restruturação desta companhia”.

“Aquilo que resultar do plano de restruturação permita ter uma perspetiva sobre a sustentabilidade e competitividade futura durante um período relativamente longo”, rematou.

Para 2021, o Governo prevê que a economia portuguesa venha a crescer 5,4% após uma quebra recorde de 8,5% este ano.

O défice orçamental deverá atingir os 7,3% do PIB este ano, descendo para os 4,3% em 2021.

Já a dívida pública deverá sofrer uma descida dos 134,8% do PIB em 2020 para os 130,9% no final do próximo ano.

O executivo de António Costa prevê arrecadar 43.850 milhões de euros em impostos em 2021, mais 2.839 milhões de euros (mais 7%) face à estimativa para este ano.

Os impostos que mais contribuem para este aumento são o IVA e o IRC com aumentos de 1.228 milhões e 1.167 milhões de euros, respetivamente.

As novas medidas do OE 2021 vão ter um custo orçamental de 1.947 milhões de euros, o equivalente a quase 1% do PIB.

https://jornaleconomico.pt/noticias/500-milhoes-chegam-para-a-tap-em-2021-governo-diz-que-plano-de-reestruturacao-vai-dar-valor-mais-certo-649251

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.