[weglot_switcher]

Companhia aérea TAP com prejuízos de 95,6 milhões em 2019

Os prejuízos da companhia aérea subiram 37,6 milhões face ao ano anterior “em resultado do investimento na renovação da frota”, justifica a companhia. Resultados conhecidos em plena guerra entre Governo e acionista privado devido ao pagamento de prémios na companhia. Já os resultados do grupo TAP SGPS – que engloba várias operações – atingiram os 105,6 milhões de euros de prejuízos.
  • Rafael Marchante/Reuters
20 Fevereiro 2020, 07h41

A companhia aérea TAP SA registou prejuízos de 95,6 milhões de euros em 2019, anunciou hoje a transportadora aérea, em plena polémica relacionada com os prémios que a companhia paga a alguns dos seus trabalhadores.

Os prejuízos subiram 37,6 milhões face ao ano anterior “em resultado do investimento na renovação da frota sendo os custos relacionados com o processo de transformação da frota de aproximadamente 55 milhões”, justifica a companhia.

Analisando o grupo TAP SGPS – que inclui as operações de manutenção, de catering, entre outras – os prejuízos atingem os 105,6 milhões de euros, men0s 22,4 milhões de euros.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) atingiram 522,9 milhões de euros em 2019, mais 16,7% face a período homólogo.

Os prejuízos são conhecidos num momento em que aumenta a tensão entre o acionista Estado e o acionista privado da companhia. O Governo disse ontem considerar “inaceitável” e uma “falta de respeito para com a esmagadora maioria dos trabalhadores da TAP e para com os portugueses” que a TAP queira pagar prémios depois de prejuízos de 95,6 milhões.

Já o total de receitas operacionais aumentou em 3,8% para 3.298 milhões. As receitas de passageiros subiram 131,6 milhões para 2.914 milhões.

Destaque para o aumento de 33,4% das receitas de passagens das rodas da América do Norte. Já as rotas domésticas (continentes e regiões autónomas) geraram um aumento de receitas de 13,2%.

A companhia destaca que em 2019 entraram 30 aviões Airbus ao serviço, “permitindo à TAP a expansão
para 11 novos mercados, dos quais se destacam o início das operações no Médio Oriente (Tel Aviv), expansão
nos EUA, com o contributo das novas rotas que começaram em junho (São Francisco, Chicago e Washington)
e novas rotas em África (Conacri e Banjul)”.

A transportadora aérea também atingiu um “número recorde de passageiros transportados em 2019, atingindo 17,1 milhões, mais 8,2%.

A TAP aponta para a “estratégia de diversificação bem sucedida, com o mercado Norte-Americano a representar já 14% das receitas de passagens, um aumento de 3 pontos percentuais quando comparado com 2018 e de 8 pontos percentuais face a 2015”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/pedro-nuno-santos-contra-david-neeleman-e-inaceitavel-tap-pagar-premios-na-tap-depois-de-prejuizos-de-100-milhoes-549694

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.