[weglot_switcher]

TAP já encomendou 71 aviões, com um valor de mercado de 10 mil milhões euros

A renovação da frota passou de uma encomenda de 53 novos aviões à construtura aeronáutica europeia Airbus, no final de 2015, para os 71 atuais, num reforço de investimento significativo.
20 Abril 2018, 10h32

A transportadora aérea TAP já encomendou à Airbus 71 aviões novos desde que foi concluído o processo de privatização da companhia, em novembro de 2015.

No dia a seguir ao fecho do processo, em que o Estado manteve a maioria do capital, mas em que os acionistas privados liderados por David Neeleman e Humberto Pedrosa asseguraram o controlo da gestão da empresa, a Atlantic Gateway tornou pública a encomenda firme de 53 aviões à Airbus.

O Jornal Económico noticia, na edição desta sexta-feira – disponível em papel e em formato digital, para assinantes -, que a encomenda foi significativamente reforçada ao longo dos últimos anos, com contratos assinados para a compra de mais 18 aviões. Neste momento, a TAP tem ativa, junto da Airbus, uma encomenda firme de 71 aviões – na prática, são 70, porque a transportadora aérea portuguesa recebeu esta semana o primeiro dos A320neo –, que deverão entrar todos em funcionamento até 2025, se não houver atrasos no calendário programado de entregas por parte do construtor aeronáutico.

O Jornal Económico confirmou junto de fonte conhecedora do processo que os contratos relativos a estes 18 aviões suplementares feitos junto da Airbus referem-se a aviões novos e não a contratos de leasing operacional. A preços de mercado, divulgados no início deste ano pela própria Airbus, o custo total dos aviões encomendados pela TAP ascende a quase 10 mil milhões de euros – mais exatamente, 9.970,2 milhões. É importante referir que estes são preços de referência, que podem ser reduzidos em função do número de aviões encomendados, de opções posteriores de novas compras por parte da TAP que ainda não são conhecidas ou de condições de pagamento mais vantajosas para a Airbus. Também podem ser aumentados se a TAP pedir extras, nomeadamente ao nível da decoração e configuração (costumização) de interiores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.