[weglot_switcher]

TAP quer isenção de taxas nos aeroportos em Portugal durante um ano

Entre as várias medidas já propostas pela empresa encontram-se medidas de apoio à tesouraria e a nível fiscal, assim como a isenção de taxas nos aeroportos da ANA, revelou hoje o chairman da TAP.
  • Cristina Bernardo
16 Abril 2020, 15h37

A TAP quer isenção de taxas nos aeroportos operados pela ANA – Aeroportos de Portugal durante o período de um ano. Esta é uma das várias medidas defendidas pela companhia aérea para poder ultrapassar a grave crise em que se encontra devido à pandemia global da Covid-19.

Entre as várias medidas já propostas pela empresa ao Governo e à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), encontram-se medidas de apoio à tesouraria e a nível fiscal, revelou hoje o presidente do conselho de administração da TAP.

Entre as medidas incluem-se o alargamento do pagamento da taxa TSU pela empresa à Segurança Social (SS), assim como o alargamento do prazo da entrega da TSU e do IRS, assim como “reformas antecipadas voluntárias, licenças sem vencimento voluntarias” ou a “isenção de pagamento de taxas aeroportuárias cobradas pela ANA Aeroportos durante um ano”, disse Miguel Frasquilho no Parlamento.

Entre outras medidas de apoio financeiro a conceder pelo Estado português incluem-se a prestação de garantias do Estado pela Parpública, e um pedido de autorização ao Tesouro para obter liquidez ou financiamento em mercado.

O gestor revelou hoje no Parlamento que a TAP já realizou um pedido de auxílio ao Estado português, mas que a ajuda vai chegar com a imposição de condições.

“Quando se formula um pedido de auxílio, esperamos que haja recetividade. Mas estamos conscientes que esse auxílio aparecerá com um condicionalismo associado. Quem ajuda pode impor condições, e é nesse contexto que o auxílio acontecerá”, afirmou Miguel Frasquilho, que admitiu a possibilidade de nacionalização da companhia aérea.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.