Taxa de inflação acelera para 1,4% em setembro

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.

A inflação em Portugal acelerou 0,2 pontos percentuais, em setembro, face a agosto, para 1,4%, devido à evolução dos preços da energia. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.

A variação homóloga (face a igual mês do ano anterior) do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) em setembro foi de 0,9%, o que traduz uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face a agosto.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,8%, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em agosto, esta diferença situou-se em 0,7 pontos percentuais).

Recomendadas

“Vamos assistir à terceirização do e-commerce”, afirma presidente da ACEPI

O presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, considera que o ramo alimentar, “que até agora tem estado um bocadinho afastado do digital”, vai assistir a uma evolução no comércio ‘online’.

União Europeia facilita compras digitais mas Portugal falha prazo

“A Comissão está a acompanhar de perto a situação e em breve decidiremos as próximas medidas para garantir que todos os Estados-membros cumprem as suas obrigações”, diz Nathalie Vandystadt, porta-voz de Bruxelas.

Governo de Angola espera recessão de 1,7% em 2018

Ministro da Economia e Planeamento angolano referiu que depois de contrações de 2,6% e 0,1% em 2016 e 2017, respetivamente, a economia angolana deve ter aprofundado a queda no ano passado.
Comentários