Taxa de inflação acelera para 1,4% em setembro

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.

A inflação em Portugal acelerou 0,2 pontos percentuais, em setembro, face a agosto, para 1,4%, devido à evolução dos preços da energia. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.

A variação homóloga (face a igual mês do ano anterior) do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) em setembro foi de 0,9%, o que traduz uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face a agosto.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,8%, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em agosto, esta diferença situou-se em 0,7 pontos percentuais).

Recomendadas

Fed: reuniões apontam debilidade na inflação como “transitória”

De acordo com as conclusões retiradas do encontro que teve lugar a 30 de abril e 1 de maio, os principais responsáveis pelo grupo que define a política monetária norte-americana determinaram que manter a paciência “é a postura adequada” neste momento.

Radares. Lisboa investe 3,2 milhões de euros para duplicar rede

Preço base do concurso público é de cerca de 1,3 milhões de euros para a aquisição de novos radares e de 1,3 milhões euros para a substituição dos existentes, valor ao qual acresce o IVA, perfazendo um investimento total de cerca de 3,2 milhões.

É como “viver num paraíso fiscal”. Portugal está a atrair os multimilionários brasileiros

Cada vez mais brasileiros de classe alta estão a ser atraídos para terras lusas, devido à expansão no mercado imobiliário e benefícios fiscais que Portugal oferece.
Comentários