[weglot_switcher]

Taxa de inflação acelera para 1,4% em setembro

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.
11 Outubro 2018, 11h04

A inflação em Portugal acelerou 0,2 pontos percentuais, em setembro, face a agosto, para 1,4%, devido à evolução dos preços da energia. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE no final de setembro.

A variação homóloga (face a igual mês do ano anterior) do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) em setembro foi de 0,9%, o que traduz uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face a agosto.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,8%, taxa superior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,3 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em agosto, esta diferença situou-se em 0,7 pontos percentuais).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.