[weglot_switcher]

Taxa de juros sobre os cartões de crédito desce para mínimo de 15,3%

O Banco de Portugal anunciou hoje que as taxas mínimas sobre os cartões de crédito, linhas de crédito e contas correntes bancárias vão baixar para os 15,3%, um novo mínimo.
6 Setembro 2018, 17h15

O Banco de Portugal oficializou, esta quinta feira, o corte na taxa de juro máxima que os bancos podem aplicar na disponibilização de financiamento através dos cartões de crédito durante os últimos três meses deste ano. As taxas de juro impostas sobre os cartões de crédito foram reduzidas até aos 15,3%. Um mínimo nunca antes visto, sendo que no terceiro trimestre este limite parava nos 15,7%.

Relativamente às ultrapassagens de crédito, aplicam-se as mesmas taxas máximas que nos cartões de crédito. Ou seja, 15,3%, face aos 15,7% que entram em vigor este trimestre.

Apenas no crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos é permitido às instituições financeiras aplicar juros ligeiramente acima do limite definido para o atual trimestre, sendo que a taxa máxima sobe para os 5,9%, face aos anteriores 5,8%.

A descida desses juros é transversal à quase totalidade das finalidades de crédito ao consumo. Esta taxa vai ser aplicada a partir do quarto trimestre deste ano e inclui também as linhas de crédito, contas correntes bancárias e ultrapassagens de crédito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.