[weglot_switcher]

Taxa de variação dos empréstimos a particulares caiu para 0,8% em setembro

Segundo o Boletim Estatístico do BdP, a tva dos empréstimos a particulares aumentou 0,1 pontos percentuais em relação ao mês de agosto.
13 Novembro 2018, 12h03

Os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras registaram uma queda da taxa de variação anual (tva) de 0,2% em agosto, que compara com -0,7% registados em agosto, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP), esta terça-feira, 13 de novembro.

Segundo o Boletim Estatístico do BdP, a tva dos empréstimos a particulares, nomeadamente habitação, caiu para 0,8%, o que traduz um aumento de 0,1 pontos percentuais (pp) em relação ao mês de agosto.

Já para a zona euro, as tva nos empréstimos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) foram de 3,1% e 3,2%, que compara com 3,0% e 3,2%, em agosto.

Por outro lado, os depósitos de particulares nos bancos fixaram-se nos 141,9 mil milhões de euros no final de setembro, ou seja, uma tva de 2,7%, tendo diminuído 0,1 pp face a agosto.

Na zona euro, a tva dos depósitos de particulares foi de 3,9% em setembro, tendo-se mantido inalterada desde julho de 2018.

O BdP publicará a próxima nota de informação estatística sobre empréstimos e depósitos bancários a 11 de agosto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.