[weglot_switcher]

Táxi voador pode estar a sobrevoar os céus de Lisboa em 2022

Um drone 100% elétrico com o objetivo de transportar milhares de pessoas diariamente em cidades de todo o mundo. É esta a proposta da alemã Volocopter que se quer tornar na Uber dos táxis voadores.
  • Volocopter
6 Novembro 2019, 11h03

O Volocopter é um drone que tem a ambição de se tornar no primeiro táxi aéreo de todo o mundo. O objetivo é que este táxi esteja a voar nos céus de todo o mundo a partir de 2022.

Em entrevista ao Jornal Económico na Web Summit, o cofundador da Volocopter explica como é que nasceu este projeto. “Queremos fazer transporte público via aérea em grandes cidades. Isto não é um serviço para pessoas ricas. Nunca quisemos fazer um helicóptero melhor para pessoas ricas. Queremos que todas as pessoas que vivam numa cidade possam usar este serviço, que esteja ao seu alcance. Isto trata-se de democratizar o transporte aéreo para todas as pessoas”, segundo Alexander Zosel.

O Volocopter é um drone elétrico com capacidade para transportar duas pessoas, mais bagagem de mão.

Pode ser comandado à distância ou a partir da própria aeronave. E a cereja no topo do bolo: é 100% elétrico, requisito essencial na mobilidade no século XXI. Atinge uma velocidade máxima de 110 quilómetros por hora, com uma autonomia de 35 quilómetros.

Em relação a preços, o responsável quer praticar preços acessíveis. “Uma viagem custaria mais do que um serviço de limousine, cerca de 60 euros. Em Berlim, por exemplo, uma viagem de cerca de 10 quilómetros de táxi custa 40 euros; a nossa viagem custaria 60 euros. Faz sentido quando existe trânsito”.

Em 2022, o táxi voador pode estar a sobrevoar os céus de Lisboa? “Talvez”, diz Alexander Zosel.

Esta aeronave está a ser desenvolvida por uma empresa alemã, que conta com a Daimler, dona da Mercedes Benz, entre os seus acionistas.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.