Técnicos do BdP alertaram sobre Salgado nove meses antes da queda do BES

Nota informativa, a que a SIC teve acesso, revela que o governador do Banco de Portugal podia ter retirado a idoneidade do então presidente do BES.

Técnicos do Banco de Portugal (BdP) alertaram para a situação do Grupo Espírito Santo (GES) e do Banco Espírito Santo (BES) em 2013, mas o governador do BdP decidiu não afastar Ricardo Salgado. A informação está presente em documentos, a que a SIC teve acesso, e que levantam questões sobre se Carlos Costa omitiu informações aos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CIP) ao caso BES.

De acordo com informações da SIC, os técnicos do BdP defenderam o afastamento de Ricardo Salgado da presidência do BES nove meses antes da resolução do banco. O Banco de Portugal teria, assim, informações detalhadas sobre o que se passava desde 2013. Uma nota informativa interna, assinada por técnicos do BdP e datada de novembro de 2013, questiona a continuidade de quatro administradores do BES, entre os quais Ricardo Salgado.

Carlos Costa afirmou na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES que estava juridicamente impedido de retirar a idoneidade a Salgado, mas a nota informativa diz o contrário, garante a SIC. Não se sabe, no entanto, o que aconteceu à nota informativa depois de ter seguido para apreciação superior. Dois dos documentos em questão serão divulgados esta noite pelo jornalista Pedro Coelho, durante a primeira Grande Reportagem da série “Assalto ao Castelo”.

Relacionadas

BES: Finanças aceleram legislação para compensar lesados

O Ministério das Finanças e o grupo de trabalho dos lesados do papel comercial do BES já estão a trabalhar na nova legislação que permitirá criar o fundo privado que financiará as indemnizações a pagar aos lesados.

Família Espírito Santo dá rombo no BES de 991 milhões

Bens da massa insolvente do BES ‘mau’, que inclui ativos tóxicos do antigo banco, incluem 991 milhões de euros em créditos concedidos a empresários do Grupo Espírito Santo.

Portugal e Suíça criam equipa para investigar caso BES

Os dois países comprometeram-se a trocar informações nos diversos processos. As autoridades suíças já disponibilizaram três milhões de documentos ao Ministério Público português.
Recomendadas

Lucros de seis bancos em Angola afundam 28% no primeiro semestre

A crise que se instalou neste país africano obrigou as instituições bancárias a procurem alternativas de negócios que os permitisse maximizar os seus resultados

Valor gerido por fundos de investimento imobiliário cai 26 milhões de euros em julho

A Interfundos (13,1%), a Norfin (10,4%) e a Square AM (10,3%) detinham as quotas de mercado mais elevadas em julho.

Bundesbank alerta que economia alemã pode estar a entrar em recessão

O Bundesbank, banco central alemão, alertou esta segunda-feira que a economia alemã, a maior da Europa, pode estar a recuar durante os meses de verão, depois da contração já registada no segundo trimestre, aumentando a possibilidade de entrar em recessão.
Comentários