[weglot_switcher]

Telefónica reabre venda de ativos e capta 410 milhões de euros

O grupo espanhol procura acelerar a redução da dívida, focando-se principalmente na rota orgânica, a venda de bens. A operadora vendeu esta semana 9,99% da Telxius a Amancio Ortega, por 379 milhões de euros.
  • José María Álvarez-Pallete
29 Agosto 2018, 21h13

A empresa de telecomunicações Telefónica reabriu o seu portefólio de venda de ativos este verão de modo a reduzir a dívida interna. Vendeu cerca de 9,99% do capital que detinha da Telxius (uma empresa de fibra e antenas do grupo) no valor de 379 milhões de euros à sociedade imobiliária Pontegadea, de Amancio Ortega, o fundador da Inditex. Apesar desta transação, a empresa espanhola mantém cerca de 50% do capital da Telxius, bem como o seu controlo e gestão.

De acordo com o jornal espanhol “Cinco Días”, com este movimentos, bem como com a venda da TokBox (uma subsidiária especializada na integração de tecnologias de vídeos em sites) em 2012, a empresa mostrou ter reativado a sua atividade empresarial na primeira metade do ano. Os ganhos na venda de ativos no segundo trimestre totalizaram 40 milhões de euros, segundo o mesmo diário.

No entanto, numa recente teleconferência com investidores e analistas, após a apresentação das contas do primeiro semestre da empresa, o presidente da operadora, José María Álvarez-Pallete, revelou que a Telefónica reforçou o balanço final e que já não precisa de vender nenhum ativo, salientando que a Teleco só voltará a rever seu portfólio quando fizer sentido no âmbito estratégico.

A questão que se coloca é: quais serão os próximos movimentos da ‘telecom’ madrilena este ano? Segundo o “Cinco Días”, a empresa vai continuar a aposta na venda de património até ao final do verão. José Pallete afirma que a gestão ativa do balanço dá à operadora flexibilidade suficiente para discutir sobre a conveniência de potenciais desinvestimentos. “Avaliamos constantemente o desempenho dos nossos ativos e do capital investido, a fim de otimizar a eficiência e a eficácia da nossa carteira”, assegura o presidente.

Na bolsa de Madrid, as ações da Telefónica encerram a sessão desta quarta-feira com uma desvalorização de 0,10%, para 7,260 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.