[weglot_switcher]

Tem câmaras de videovigilância em casa? Podem ser a ‘porta de entrada’ para hackers

A câmaras de videovigilância da Foscam podem ter uma falha no sistema de segurança que põem em risco a sua privacidade e a sua segurança. Felizmente o problema já tem solução.
10 Agosto 2018, 15h59

Não há nada melhor do que ir de férias longe de casa para quebrar a rotina, recarregar forças e aproveitar tempo em família ou entre amigos. Assim, para poderem aproveitar as férias sem preocupações com a segurança das nossas casas, muitos optam por um sistema de videovigilância. Mas é preciso ter cuidado com o equipamento que temos: segundo a  DECO, as câmaras de vídeo da marca Foscam têm falhas que abrem a porta a hackers.

Em causa está uma falha de segurança em alguns modelos das câmaras de vigilância da Foscam. Esta falha permite aos hackers não só de acederem às imagens de sua casa captadas pelas câmaras como apoderar-se dos direitos de administrador, acendendo ao stream do vídeo, fazer download e upload de vídeos no servidor. Os hackers podem ainda bloquear o seu acesso alterando a password e “até mesmoo ganhar acesso à rede ocal onde a câmara está instalada”, lê-se no site da  DECO.

A DECO dá-lhe ainda algumas indicações sobre o que fazer. Assim, se suspeitar que a sua câmara tenha sido acedida por uma pirata cibernáutico, o malware que este instalou é de detecção difícil. A DECO sugere que “a verificação mais fácil passa por verificar se existiu alguma atividade suspeita no aparelho, tal como o facto de a password ter deixado de ser aceite ou existir algum parâmetro da câmara alterado”. Nestes casos,o conselho consiste em fazer um reset da câmara, recolocando os parâmetros originais.

Se, pelo sim pelo não, quiser ficar mais descansado, o “primeiro conselho é o de alterar as credencuiais de origem” como o usernames e a respetiva password. Pode fazer isto mesmo que não suspeite que a sua câmara tenha sido ‘atacada’ por um pirata.

Para fazer face a estes problemas, a Foscam disponibilizou novos firmwares para todas as suas câmaras  IP que tenham sido afetadas, em novembro de 2017. Estes firmwares eliminam os probelmeas e para tal deverá apenas fazer o update do software. “Verifique qual a versão de software atual da sua câmara através da app da Foscam (disponível para android e IOS)”, diz a DECO. Registe-se na app e adicione a sua câmara IP.

“Para saber se a sua câmara se encontra em risco, basta comparar a versão instalada de origem com a listagem presente na app e perceber se existe alguma atualização disponível”, refere a DECO.

Para seguir as intruções sobre o procedimento certo clique aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.