[weglot_switcher]

Tem uma nota tintada ou com falta de cor? Livre-se dela, alerta o BdP

O Banco de Portugal aconselha quem estiver na posse de uma nota que esteja tintada a dirigir-se à instituição ou ao seu banco de forma que seja encaminhada para as autoridades competentes.
9 Outubro 2018, 14h32

Se tiver na sua posse uma nota tintada ou com falta de cor, ou até um maço de notas coladas umas às outras, dirija-se às autoridades competentes e livre-se delas. Este tipo de notas são provavelmente notas roubadas. O mesmo acontece com um maço de notas coladas umas às outras.

O Banco de Portugal lançou um alerta para que tanto os consumidores como os comerciantes não aceitem notas que tenham excesso de tinta, falta dela ou que estejam muito coladas.

Como é que as notas ficam danificadas?

As manchas de tinta na nota podem resultar da atuação de sistemas inteligentes de neutralização de notas. Os sistemas inteligentes de neutralização de notas são mecanismos de segurança instalados em caixas automáticos (os ATM) ou em malas de transporte de dinheiro, que marcam ou destroem parcialmente notas na sequência de tentativa de roubo ou furto.

A nota fica completamente manchada?

Regra geral, a nota fica tipicamente mais concentrada nos extremos da nota. Normalmente, a tinta flui dos extremos para o centro da nota produzindo um padrão característico. As cores mais comuns das tintas de segurança são violeta, verde, azul, vermelho e preto.

E as notas descoloradas?

Por vezes, os criminosos tentam remover as manchas da tinta de segurança por lavagem ou com recurso a produtos descolorantes. É por esta razão que deverá igualmente recusar notas com aspeto descolorado.

A colagem do maço das notas também é um sistema de prevenção?

Sim. Alguns sistemas inteligentes de neutralização usam cola para unir as notas em bloco, de forma permanente e irreversível. A remoção de uma nota do conjunto não é possível sem que a nota se rasgue em pequenos fragmentos. Se alguém tentar entregar-lhe um maço de notas nestas condições, também deve recusá-lo.

E se já estiver na posse de uma nota tintada?

Em regra geral, não é possível trocar uma nota tintada por um sistema inteligente de neutralização de notas. As notas danificadas por estes sistemas são apenas trocadas ao seu proprietário original, vítima do crime, ou a um agente seu designado.

Se, inadvertidamente, estiver na posse de uma nota tintada, dirija-se às autoridades policiais ou às tesourarias do Banco de Portugal. Também poderá dirigir-se ao seu banco, que a encaminhará para as autoridades competentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.